Skincare pré-evento: 3 dicas para a pele perfeita em um dia importante
Não sabe o que fazer para ter uma pele perfeita para um dia especial? A maquiadora Graziela Vaz dá dicas de skincare para eventos
atualizado
Compartilhar notícia
Uma boa preparação de pele é essencial para uma maquiagem prolongada e com acabamento bonito durante uma ocasião especial. A skincare pré-evento tem a função de deixar o rosto pronto para receber a base, corretivo, blush e serve, também, para prolongar a duração da produção.
Sem uma pele bem-preparada, corre o risco de a make acabar com uma cobertura pouco uniforme. Além disso, você pode gastar muito mais produto, já que a pele absorve parte da maquiagem quando não recebe o devido preparo.
No entanto, é possível evitar todos esses problemas com algumas medidas bem simples. Se você ficou com preguiça só de ler isso, saiba que esse processo pode ser muito mais rápido do que você imagina. De acordo com a maquiadora Graziela Vaz, é possível tornar essa etapa prática e eficiente, e incorporá-la ao dia a dia.
“Não manter uma rotina de skincare é um dos principais erros. A limpeza e hidratação essenciais para ter uma pele saudável. Assim, a derme fica com um aspecto mais uniforme e com os poros reduzidos, aceitando melhor a maquiagem”, conta a expert.
Skincare consciente
Ela indica que esfoliações sejam feitas até dois dias antes, mas máscaras que promovem nutrição e hidratação da pele podem ser utilizadas no dia do evento. “Elas não interferem tanto na sensibilidade da pele e até ajudam, a depender da fórmula”, explica.
Outra dica é evitar procedimentos invasivos perto da data. “Limpeza de pele, depilações, procedimentos que precisam de cicatrização… Tudo isso deve ser evitado, feito com o máximo de antecedência possível”, comenta.
Ver essa foto no Instagram
Por fim, a especialista indica três hábitos simples que fazem toda a diferença antes de um grande evento:
1 – Faça uma boa limpeza do rosto
“Limpar bem a pele permite a absorção correta dos produtos, uma vez que isso facilita a ação de princípios ativos. Além disso, a limpeza torna a aplicação do produto mais suave, melhora a textura da pele, regula a produção da oleosidade e equilibra o pH”, ressalta.
2 – Tonifique a face
“Os tônicos faciais oferecem diversos benefícios à pele e têm a função de evitar a obstrução dos poros e deixá-los menos aparentes, também ajudam a remover os resquícios que ficam do sabonete e auxiliam na absorção do hidratante e no controle da oleosidade”, diz Vaz.
3 – Hidrate, sempre!
Uma make com a pele desidratada pode comprometer bastante o seu visual ao longo do dia. Isso ocorre porque a pele tende a reter a água dos produtos que estão em contato com os poros, o que torna o pigmento da base e do corretivo mais evidente.
“Crie o hábito de hidratar a pele com o seu melhor creme para o rosto, mantenha uma alimentação saudável, beba muita água, evite alimentos gordurosos e fuja da água quente quando for lavar a face, com o intuito de não resseca-la”, continua.
A ordem dos fatores faz, sim, diferença no resultado
Apesar de terem sido bombardeados com as novidades tentadoras e adquirido vários produtos, nem todos os adeptos sabem a ordem de aplicação dos itens. Caso carregue essa dúvida, saiba que não está sozinha e há uma explicação para toda essa confusão, segundo a esteticista e proprietária de uma etiqueta homônima de cosméticos Renée Rouleau.
“Um dos motivos pelos quais a aplicação de produtos pode ser tão confusa é porque as marcas têm suas próprias filosofias sobre como cuidar da pele. Então, eles recomendam várias rotinas diferentes”, disse a especialista.
A convite da revista Marie Claire, Renée descomplicou o uso das fórmulas para hidratar, nutrir e rejuvenescer a cútis. Leia a matéria completa sobre o assunto neste link.