Sem sofrimento: salão no Conic ensina a cuidar dos cachos das crianças
O “Alisa não, mamãe” é uma iniciativa gratuita para ajudar a família a cuidar dos cabelos crespos e cacheados dos pequenos
atualizado
Compartilhar notícia
O amor aos cachos e aos cabelos naturais está em ascensão e é cada vez mais visível, mas ainda tem muita gente que luta para aceitar as próprias madeixas. O salão Via Cachos, no Conic, percebeu isso e decidiu lançar o “Alisa não, mamãe”, que já começou e vai até o dia 8/8. O projeto é voltado para crianças entre 2 e 14 anos. A ideia é falar sobre os cuidados e ensinar técnicas para cuidar dos cabelos crespos e cacheados.
A inspiração veio dos próprios clientes. A proprietária do salão, Rosi Ribeiro, conta que muitas mães pedem ajuda para cuidar do cabelo dos filhos. “É difícil você inserir conhecimento aos cuidados com cabelos crespos e cacheados. Única e exclusivamente porque ninguém se preocupa com a autoestima das crianças em fase escolar”, afirma. Ela também aponta que salões especializados costumam ser caros e inacessíveis.
A consulta no Via Cachos é gratuita. Primeiro, é avaliado o cabelo da criança. “Vemos cor, tamanho, estrutura, dano, volume e tipo de cacho”, explica Rosi. Depois, há uma conversa com a criança para saber o que ela gosta e desgosta no cabelo. Em seguida, os responsáveis são consultados para saber quais dúvidas eles querem esclarecer.
A equipe mostra para a criança que é possível cuidar do cabelo sem danificá-lo. “Ensinamos penteados e falamos que é fácil. Desconstruimos a ideia que cabelo crespo e cacheado é difícil de cuidar, que dói para pentear e tem que molhar todo dia e prender”, esclarece.
“Se a criança odeia seu cabelo e ainda é vítima de ‘brincadeiras’ na escola por causa dele, isso pode levar a problemas sérios de socialização, estresse e até depressão”, ressalta Rosi sobre a importância do projeto. Ela conta também que ficou surpresa com o interesse das crianças em usar o cabelo crespo, cacheado, cheio de ondas e volume.
Já para o público adulto, o salão promove o “Dia da beleza crespa, cacheada e colorida”. Esse projeto é sobre autoestima, cultura, moda, técnicas para cabelos cacheados e uso de acessórios. A próxima edição será a terceira.
Dicas
“Evitar fazer processos químicos, principalmente em casa” é o primeiro conselho de Rosi. Também é preciso “respeitar a vontade da criança de como ela gosta de usar seu cabelo e nunca tornar o ato de pentear um momento de dor e sofrimento”.
Outra dica da proprietária do salão é “desembaraçar o cabelo sempre no banho com água morna e creme no cabelo”. “Recomendo usar pentes de dentes largos, mas não precisa fazer isso todo dia”, indica.
Para lavar o cabelo infantil cacheado e crespo, recomenda-se o low poo, que quer dizer um shampoo com pouco ou sem sulfato. Essa substância é usada para limpar o cabelo, mas pode causar ressecamento, especialmente em fios cacheados e crespos. Confira algumas opções de shampoo para crianças que entram na onda do low poo: