metropoles.com

Se arrependeu? Médica explica se é possível reverter preenchimento labial

Os lábios costumam voltar ao normal em até 72 horas com o procedimento. Sem, demora mais de seis meses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels/Reprodução
Médica explica detalhes e riscos da remoção do preenchimento labial
1 de 1 Médica explica detalhes e riscos da remoção do preenchimento labial - Foto: Pexels/Reprodução

Popularizado graças a celebridades como Kylie Jenner, Anitta e Luisa Sonza, o preenchimento labial tornou-se febre nos últimos meses. Minimamente invasivo e não cirúrgico, o procedimento é utilizado por pessoas que desejam projetar, delinear o contorno ou aumentar o volume dos lábios. Os resultados costumam agradar e render muitas publicações nas redes sociais. Mas, se algo não deixou o paciente feliz, é possível reverter a aplicação, retirando todo o preenchedor sem causar estragos no visual.

De acordo com a cirurgiã plástica Marcela Cammarota, o preenchimento labial não apresenta riscos à saúde do paciente quando realizado por profissional qualificado e com o ácido hialurônico, substância natural e absorvível pelo organismo humano. O produto dura em torno de seis meses nos lábios dos pacientes, logo, se o resultado não foi o esperado, a pessoa pode apenas aguardar a absorção completa.

Se houver pressa, por insatisfação ou pelo surgimento de nódulos, utiliza-se a enzima hialuronidase. “Ela quebra as moléculas do ácido para que sejam absorvidas pelo corpo”, afirma a médica, que também é diretora do Departamento de Comunicação da Sociedade Brasileira De Cirurgia Plástica (SBCP).

A enzima não causa nenhum malefício ao corpo quando injetada corretamente e na diluição correta, a ser definida pelo médico. Os lábios costumam voltar ao normal em até 72h.

3 imagens
Especialistas aconselham escolher um profissional  bem preparado e treinado para a aplicação e para solucionar eventuiais aplicações
Quando o preenchimento é realizado com o polimetilmetacrilato (PMMA), substância contraindicada pelos médicos, a reversão do procedimento é mais complicada
1 de 3

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que o preenchimento seja feio com ácido hialurônico. Outras substâncias são rejeitadas

Freepik
2 de 3

Especialistas aconselham escolher um profissional bem preparado e treinado para a aplicação e para solucionar eventuiais aplicações

Freepik
3 de 3

Quando o preenchimento é realizado com o polimetilmetacrilato (PMMA), substância contraindicada pelos médicos, a reversão do procedimento é mais complicada

Freepik

Além disso, a substância pode ser aplicada para absorver o ácido em outros locais do rosto, como na harmonização facial. O Metrópoles explicou o procedimento e contou detalhes do caso do cantor Lucas Lucco aqui.

Exemplo

A socialite Kylie Jenner passou por processo de reversão do preenchimento em 2018. À época com 22 anos, a empresária contou, em seu canal do YouTube, que diminuiu o preenchimento labial após o nascimento de Stormi, sua filha com o cantor Travis Scott. Ela realizava o procedimento desde 2016.

Embora nunca tenha falado abertamente sobre o que usou para a reversão, a imprensa americana acredita que a empresária aplicou a hialuronidase para reduzir o volume dos lábios. No Instagram, ela respondeu a uma fã, numa foto de 2018, sobre o ocorrido.

Kylie jenner antes e depois

“Ela parece com a velha Kylie aqui. Não sei por quê”, escreveu uma internauta. “Eu me livrei de todo o preenchimento labial”, respondeu a celebridade.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Kylie 🤍 (@kyliejenner) em

Procedimento

No preenchimento labial, o ácido hialurônico é introduzido na região por meio do uso de agulhas ou cânulas. A quantidade e nível de viscosidade da substância depende do objetivo a ser alcançado. Para que o profissional determine a dose e reologia do ativo, o paciente precisará passar por uma análise especializada.

“O organismo produz o ácido naturalmente, junto com o colágeno para a sustentação dos tecidos. No começo, a indústria pegava as substâncias de animais, mas com os avanços da tecnologia, conseguiu-se sintetizar uma  bioidêntica. É igual a que produzimos, então, começou a ser popularizada e utilizada com frequência”, pondera Marcela.

Perigo

Quando o preenchimento é realizado com o polimetilmetacrilato (PMMA), substância contraindicada pelos médicos, a reversão do procedimento é mais complicada. Marcela explica que, por não ser absorvível pelo corpo, ele só é retirado cirurgicamente.

“Já foi muito utilizado porque é mais barato, no entanto, a porcentagem de pessoas que desenvolve reações ao produto é muito grande. O uso foi desestimulado”, esclarece a especialista.

A remoção causa imperfeições aos lábios, diferente do ácido hialurônico. “O PMMA fica entremeado no tecido. Parte dele acaba sendo tirado também, causando deformidades e deixando o resultado ainda pior”, pontua Marcela.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?