Salões de beleza redobram cuidados diante da pandemia do Covid-19
Especialistas e profissionais alertam sobre cuidados higiênicos necessários nos centros estéticos com aumento da doença em todo o mundo
atualizado
Compartilhar notícia
A rápida contaminação do novo coronavírus no mundo tem obrigado a população a modificar hábitos, mesmos os mais rotineiros. Isso inclui as relações pessoais, os hábitos sociais e profissionais e, também, o cuidado com a beleza.
Nos centros estéticos, essas precauções naturalmente fazem parte da rotina de trabalho, uma vez que fungos, vírus e bactérias podem ser transmitidos por conta de itens usados por mais de uma pessoa, no caso de serviços de manicure e pedicure, para citar alguns exemplos.
A realidade atual, porém, pede intensificação nas normas de higiene.
Segundo o médico infectologista Marcelo Daher, os profissionais que trabalham nesse ambiente devem ter as mesmas precauções de especialistas da saúde.
“Lavar as mãos com água e sabão e usar álcool gel são atitudes fundamentais para a prevenção e aumento da contaminação”, orienta.
Cuidados redobrados
A maquiadora Larissa Pontes não dispensa o uso de máscaras protetoras. Também é de praxe higienizar bem as mãos e o utensílio que recebe luvas plásticas.
“Em qualquer situação, é indispensável a higienização correta e constante dos pincéis e outros materiais utilizados nas maquiagens para evitar a proliferação de vírus e bactérias. Agora, o cuidado está redobrado”, aponta a profissional.
Abaixo, Larissa ensina um passo a passo de limpeza de pincéis a quem trabalha na mesma atividade, ou pretende fazer o ritual de autocuidado em casa.
- Higienize os pincéis com água e sabão neutro depois de cada atendimento;
- Após secar, desinfete com álcool isopropílico 70% para garantir a eficácia;
- Para batons, bases e outros produtos cremosos, coloque-os primeiro em uma placa de inox para serem higienizados;
- No caso do rímel, utilize escovinhas de cílios descartáveis ao aplicá-lo;
- Lápis de olho? Não use em hipótese alguma, a não ser que a cliente traga de casa;
- Tenha sempre cotonetes por perto caso precise fazer algum retoque.
O cabeleireiro Leandro Brito recomenda lavar escovas de cabelo com mais frequência.
“Quando esses itens sujam, podem causar danos ao couro cabeludo e doenças infecciosas, por conta da proliferação de micro-organismos”, alerta Leandro.
Segundo o cabeleireiro Paulo Lobo, trazer o próprio material é uma excelente escolha. “Nesse momento, todo cuidado para conter o alcance do vírus é bem-vindo”, declara o especialista.
A manicure Wédna de Sousa deixa álcool gel espalhado pelo salão em que trabalha. Usar máscaras e luvas são outros cuidados primordiais ao fazer as unhas das clientes.
Segundo ela, 70% das clientes traziam o seu próprio equipamento de casa, como esmalte, alicate, palito e até algodão. “Ainda assim, a esterilização continua necessária”, alerta a profissional.