Saiba por que você deve trocar seu xampu por uma opção sem sulfato
A técnica, chamada no poo, é ideal para manter a hidratação dos fios. Veja produtos a partir de R$ 14,90
atualizado
Compartilhar notícia
É possível que você nunca tenha parado para ler o rótulo dos seus produtos de beleza. Ou, caso contrário, alguns detalhes não foram bem traduzidos. O xampu, em especial, é tão corriqueiro que há quem nem se preocupe com os compostos que estão ali, agindo nos seus fios vários dias por semana. Porém, o sulfato, um elemento muito comum em opções tradicionais, deveria vir com um aviso: inimigo da hidratação.
O composto é uma substância de ação detergente responsável por eliminar a oleosidade do couro cabeludo — tudo o que crespas e cacheadas não precisam. Ele de fato auxilia na limpeza, porém, leva embora toda a oleosidade natural e um pouco da umidade dos fios. Ou seja, causa ressecamento.
O xampu com sulfato também é particularmente ruim para cabelos coloridos, já que o agente de limpeza pode retirar os pigmentos artificiais da fibra capilar, causando desbotamento e perda de vitalidade.
“É muito abrasivo. Ele realmente ajuda na limpeza do couro cabeludo, principalmente nos homens que fazem uso de pomadas para dar forma aos cabelos, mas além de retirar essa cera, leva a proteção natural e substâncias importantes ao cabelo”, disse o cabeleireiro Rafael Guapino à revista Glamour.
Segundo o beauty artist, são essas substâncias perdidas com o sulfato que você precisará repor em salão ou em casa com hidratações semanais. Ou seja, não vale a pena investir em xampus que tem o composto, para correr atrás do prejuízo no futuro.
Para facilitar a sua transição para alternativas mais agradáveis à cabeleira, confira uma lista de opções sem sulfatos, o chamado no poo.