Saiba como recuperar o loiro esverdeado pelo cloro da piscina
Especialistas explicam como reparar os fios após os típicos mergulhos de verão
atualizado
Compartilhar notícia
Os cabelos loiros ou descoloridos merecem atenção redobrada durante o verão. Além do ressecamento provocado pelo sol, as madeixas mais claras tendem a ficar com o tom esverdeado quando entram em contato com a água da piscina.
De acordo com a educadora técnica da Yamá Cosméticos, Marisa Russo, isso acontece pela ação do sulfato de cobre. O produto é adicionado junto ao cloro no tratamento da água e, por ter coloração azul, reage com o “amarelo” dos cabelos, resultando nessa tonalidade tão indesejada pelas loiras.
A boa notícia é que fios verdes tem solução. O primeiro passo é tomar certos cuidados capilares durante as férias. “A prevenção é muito importante. Recomendo o uso de óleos capilares. A função deles é ajudar a formar um filme protetor nos cabelos, impedindo a absorção intensa do cloro”, indica a especialista.
No entanto, caso não tenha sido possível driblar o esverdeamento, é importante procurar a opinião de um cabeleireiro assim que chegar do recesso. O profissional, ciente das condições do seu fio, será capaz de indicar a técnica de reparação ideal.
“Sentiu que o cabelo esverdeou? Vá ao salão. Existem tratamentos profissionais de detox focados nesse problema. Em casa, a recomendação é lavar as madeixas duas vezes por semana com shampoo de limpeza profunda, para tirar qualquer resquício de cloro no cabelo”, aconselha o hairstylist Bruno Oliver, do Oliver Salon.
O profissional explica, ainda, que esse protocolo de reparação do loiro pode provocar o ressecamento dos fios. Para evitar que isso aconteça, hidratações mais frequentes com máscaras emolientes são a indicação.