Protetor solar em pó substitui o líquido? Entenda se é seguro investir
Produto pode ser alternativa para diminuir o incômodo de quem tem pele oleosa com a reaplicação diária. Contudo, demanda cuidados
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de ser unanimidade entre especialistas, a aplicação diária do protetor solar na pele oleosa ainda é uma preocupação para quem convive com o incômodo. O aspecto líquido não é sinônimo de sebo extra na cútis, contudo, a solução para quem ainda resiste em aderir ao uso recomendado pode ser o protetor solar em pó.
Para desvendar se a alternativa da indústria da beleza é realmente segura e oferece a proteção adequada contra os raios solares, o Metrópoles consultou a dermatologista Taiane Amorim, da clínica Patricia Ormiga.
“Os protetores solares em pó oferecem proteção à pele contra os raios UVA, UVB e também contra a luz visível (se o filtro em pó tiver cor), aquela emitida por aparatos tecnológicos. Contudo, eles não substituem a aplicação do filtro em versão líquida”, elucida.
A regra é simples: quanto mais fácil de aplicar em abundância, melhor. Imagine quanto tempo dura um pó compacto no necessáire — o produto é feito para ser aplicado em pequenas quantidades, justamente o contrário da proteção solar.
De olho no rótulo
Se usado em camadas e em quantidades corretas, o filtro em pó protege tanto quanto a versão líquida. Ambos os tipos de produto possuem compostos minerais como o dióxido de titânio e óxido de zinco, responsáveis pelo fator de proteção.
Porém, “como não há uma recomendação regulamentada sobre a quantidade que garanta a eficácia, ele deve ser usado apenas para facilitar a reaplicação ao longo do dia”, completa a dermatologista.
O ideal é utilizá-lo após o filtro solar líquido, que deve ser a primeira aplicação do dia. A versão em pó é uma facilitadora da reaplicação, preferencialmente, de duas em duas horas e em várias camadas, para atingir uma quantidade mínima para proteção.
“Em geral, é uma forma prática de repor o produto que diminui com o tempo”, aconselha.
Confira uma seleção de filtros solares em pó para garantir a proteção solar adequada:
Pó compacto FPS 50, da Avène
O pó compacto é especificamente formulado para peles sensíveis a intolerantes, e ajuda a disfarçar as imperfeições da pele. Ele tem ativos focados em proporcionar uma pele natural, uniforme e com efeito mate.
Pó Compacto FPS50 Peach, da Adcos
O protetor solar facial é desenvolvido com insumos de origem 100% mineral, capazes de garantir alta proteção contra os efeitos imediatos e cumulativos causados pela exposição ao sol. Ele ainda possui vitamina E na fórmula, um ativo que atua como um escudo protetor, prevenindo o dano celular ao inibir a formação de radicais livres e conferindo hidratação à pele.
Base Compacta Refil Hydrobb FPS 50 para esportes, da Shiseido
A Hydro BB Compact for Sports é uma base solar compacta com textura estilo BB Cream, SPF 50+ (fator de proteção solar) que protege, nutre e embeleza a pele, especialmente desenvolvida para praticar exercícios físicos. Ele seca rapidamente o suor, enquanto reage com a água para melhorar a proteção contra os raios UV.
SunCARE Powder FPS 30, da Care Natural Beauty
O SunCARE Powder é um pó translúcido com poder FPS 30, que oferece alta proteção contra as radiações UVB e UVA e auxilia a prevenir queimaduras solares, o aparecimento de rugas e o envelhecimento precoce da pele ocasionado pela exposição ao sol.
Bk Compact FPS 60 e FPUVA 44, da Dermage
O protetor solar em pó, mineral e 100% físico (ideal para quem tem sensibilidade à versão química) possui alta proteção solar contra os raios UVA e UVB e também protege da luz visível, com efeito mate e cobertura aveludada. Com três tonalidades, uniformiza o tom da pele e é ideal para reaplicar a proteção ao longo do dia.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.