Previne o câncer e rejuvenesce: confira cinco benefícios da vitamina C
Especialistas explicam como a substância age no corpo e qual a melhor forma de absorver seus diversos benefícios
atualizado
Compartilhar notícia
Com as temperaturas caindo no Brasil, alguns cuidados com a pele e com a saúde são redobrados, já que a estação deixa a cútis mais ressecada e a imunidade instável. Nesse momento, a vitamina C se torna um grande aliado de quem busca, além da hidratação, se manter longe de gripes e resfriados. Mas quais os principais benefícios dessa substância?
Para entender como o produto realmente funciona, o Metrópoles conversou com especialistas que, além de elencar seus benefícios, indicam a melhor forma de incluir a vitamina na dieta e como usá-la do jeito certo durante o skincare.
Combate o envelhecimento
“Esse ativo puro, também chamado de ácido L-ascórbico, é um potente antioxidante que neutraliza os radicais livres e evita o envelhecimento precoce da pele”, salienta a Juliana Cassorielo, dermatologista da clínica Dermalux.
A especialista defende que, quem preza por uma pele bonita e saudável, deve dedicar tempo aos cuidados com a cútis e investir em produtos antienvelhecimento.
Hidratação
“Além de ser responsável pelo viço da pele — barreira de proteção que recebe e retém a quantidade de água necessária —, a vitamina C promove o reforço da barreira cutânea, capaz de proporcionar maior hidratação e dar a uma aparência mais jovem e revigorada. Seu uso diário é sinônimo de uma pele rejuvenescida e revitalizada”.
Para absorver o melhor que o cosmético pode oferecer, a médica ressalta a importância de preferir pela vitamina C pura, ao invés das versões derivadas ou estabilizadas. “Escolhendo pelo dermocosmético puro, a pele receberá o melhor ativo”, conclui.
Estimula a produção de colágeno
De acordo com o bioquímico e fisiologista Moacir Rosa, a presença vitamina C é fundamental para produção de colágeno no nosso corpo C. “O colágeno é o que dá sustentação aos nossos tecidos e deixa a pele mais jovial”, explica.
“Muita gente usando colágeno de várias marcas e de vários tipos, mas se esquece da vitamina C. Sem vitamina C, não há produção de colágeno novo. Ela é essencial nesse processo”, ressalta.
Previne câncer e AVC
Além dos danos à cútis, a poluição, defensivos agrícolas, alimentos industrializados, álcool, tabaco e estresse geram cada vez mais radicais livres. “São esses radicais livres que promovem o chamado estresse oxidativos – danos nas membranas e ao DNA das nossas células”, salienta Rosa.
De acordo com o especialista, esses danos causam uma série de doenças crônicas generativas, como infarto, AVC e o próprio câncer. “A vitamina C age como varredor desses radicais livres”, explica.
“Altas doses de vitamina C aumentam a imunoterapia contra o câncer e, pela sua função antioxidante, ela também protege os nossos vasos sanguíneos, aumentando a prevenção de uma série de doenças cardiovasculares”, ressalta.
Aliada na imunidade
É na imunidade, por sua vez, que a substância age de forma primordial. “Principalmente na nossa imunidade inata, que é a primeira linha de defesa do nosso corpo”, explica. Agindo de forma ostensiva na imunidade, a substância é capaz de prevenir gripes e resfriados por fomentar a ação de anticorpos e das células de defesa.
“O consumo da vitamina ainda diminui as chances de infecções pulmonares e aliviam os sintomas de influenza com mais rapidez”, reforça Moacir.
Onde encontrar?
De acordo com os especialistas, a vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas como limão, tangerina, laranja, acerola, caju, morango e tomate. Além disso, também é possível encontrá-la em vegetais, a exemplo de repolho, folhas verdes e hortaliças como o pimentão.
“O consumo de vitamina C, durante as refeições, também aumenta a absorção de ferro. Quem tem deficiência na absorção do ferro, por exemplo, um limãozinho na hora da refeição pode ajudar essa absorção”, explica Moacir.
Quanto à dose recomendada, o bioquímico explica que há algumas discussões, mas que “devido a quantidade enorme de radicais livres que a população é cada vez mais exposta, fala-se em doses acima de mil miligramas para uma proteção adequada e todos os benefícios da vitamina C”.
Para ele, as pastilhas efervescentes não são as melhores fontes de vitamina C, já que são recheados de açúcares e corantes. “A melhor opção é consumir em forma de bioflavonoides ou lipossomal”, ressalta.
Quanto ao uso da pele, a esteticista Clarissa Dias recomenda que a substância pode ser usada pela manhã ou pela noite. “No uso de manhã, a rotina deve seguir a sequência do sabonete facial, a vitamina C, o hidrante e depois o protetor solar”, esclarece. Se o uso for noturno, ela deve vir depois do sabonete.
Vitamina C concentrada, da Creamy
Vitamina C concentrada, da Renew
Bioflavonóides cítricos, 100 cápsulas
Vitamina C lipossômica, 100 cápsulas
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, gastronomia, comportamento e bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia