Posso usar minoxidil para ter sobrancelhas cheias? Médico responde
De acordo com tricologista, há uma série de recomendações para quem quer investir no uso do produto. Veja todas elas
atualizado
Compartilhar notícia
Se há alguns anos as sobrancelhas finas e arqueadas ditavam a moda, certamente esses dias ficaram para trás. Atualmente, o lema para os fios próximos à região dos olhos — a regra também vale para os cílios — é: quanto mais volume, melhor. Em busca do desenho perfeito, alguns truques podem ajudar quem quer deixar as sobrancelhas mais cheias.
Além da micropigmentação, há quem queira recorrer à outra técnica: o uso do minoxidil, reconhecido por sua eficácia para evitar a queda de cabelo e estimular o crescimento dos fios. Mas, se o medicamento é indicado para o tratamento nas madeixas, sua ação seria válida para áreas como a sobrancelha?
De acordo com o médico e tricologista Ademir Leite Junior, a resposta é sim. No caso da região, os efeitos são satisfatórios e, se tratando de uma área de nascimento de pelos com particularidades diferentes do couro cabeludo, os resultados podem ser vistos ainda mais rápido.
Porém, tudo depende de saber usá-lo da forma correta. O especialista preparou uma lista de recomendações para quem quer investir no minoxidil para alcançar as tão sonhadas sobrancelhas cheias. Não se esqueça, primeiramente, de contar com o acompanhamento de um profissional.
Tome alguns cuidados
O minoxidil deve ser aplicado diretamente na área que se deseja o crescimento de fios, portanto, tome muito cuidado na hora da aplicação, para que o produto não escorra por áreas indesejadas. O tricologista aconselha o uso de produtos adaptados ao formato gel, para evitar inconveniências.
Se atente à concentração do produto
Assim como nos cabelos, é preciso respeitar um padrão que atenda os períodos de progressão do tratamento. O médico explica que, para essa finalidade, o padrão do medicamento é 2% ou 5%, sendo que o menor costuma ser utilizado para manter o resultado.
A aplicação deve ser feita todos os dias nas sobrancelhas, duas vezes ao dia. Após três meses de uso constante, deve-se deixar seus fios descansarem por aproximadamente duas semanas.
Em quanto tempo terei resultado?
Para que os resultados do uso do medicamento saiam como esperado, é necessário seguir rigorosamente a rotina de uso. Com todas as recomendações médicas a postos, o efeito não demora a aparecer.
Como o produto age estimulando o nascimento de pelos, os resultados surgem de acordo com o ciclo capilar de cada pessoa. Nos cabelos, leva de 3 a 4 meses para o efeito ser visível, ou seja, para que novos fios sejam percebidos. Se tratando de sobrancelhas, os efeitos são visíveis a partir do segundo mês.
Posso usar Minoxidil na micropigmentação?
Segundo o tricologista Ademir, os cientistas não estipularam nenhum tipo de contraindicação do minoxidil para quem possui micropigmentação. A priori, o produto pode ser utilizado sem restrições.
“Uma explicação plausível é que o minoxidil irá agir apenas em contato com as glândulas capilares, enquanto a micropigmentação se fixa na pele. Desta forma, é possível concluir que as duas substancias não terão contato direto entre si”, explica.
É normal ter queda de cabelo usando o produto?
“A resposta para essa pergunta é: sim! É normal, principalmente no início do tratamento, que o minoxidil provoque queda de fios. Isso acontece porque o objetivo desse produto é provocar o crescimento de fios fortes, para evitar queda posterior”.
O produto não possui elementos agressivos à pele. Porém, caso haja alguma reação alérgica, procure imediatamente a orientação médica. Além disso, tome cuidado para evitar o contato do produto com os olhos.