Por que as palmas das mãos são mais claras que o restante do corpo?
As solas dos pés são igualmente menos pigmentadas. Entenda por que
atualizado
Compartilhar notícia
Você já deve ter reparado que as palmas das mãos são consideravelmente mais claras que o restante do corpo. Quanto mais escura a pele da pessoa é, mais evidente essa diferença fica.
Em busca de respostas a respeito dessa falta de pigmentação tão pontual, o Metrópoles consultou as dermatologistas Mariana Carvalho Costa, doutora em Medicina do Hospital Anchieta de Brasília, e Ana Magella, especialista da clínica Corporeum.
Por que as palmas das mãos são consideravelmente mais claras que o restante do corpo?
Devido à pouca exposição ao sol em relação às demais partes do corpo, as palmas das mãos sofreram uma adaptação evolutiva e perderam melanócitos, células que produzem melanina — a proteína responsável pelo pigmento da pele. Além disso, por estarem constantemente sujeitas ao atrito, elas possuem uma camada de pele mais espessa, o que dificulta a penetração dos raios UV.
Existem outras partes do corpo igualmente menos pigmentadas?
As regiões plantares apresentam as mesmas características que as palmares e, por isso, também são menos pigmentadas.
Essas regiões merecem cuidados especiais? Passar protetor solar, por exemplo, é necessário?
Apesar da dificuldade de penetração dos raios UV, o que freia também o bronzeamento dessas áreas, o cuidado com a pele das mãos e dos pés deve ser mantido assim como o de outras partes do corpo. Isso porque essas regiões ainda estão sujeitas a queimaduras e envelhecimento precoce. Passe cremes e aplique protetor solar — ou evite exposições excessivas.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia