Pincéis de maquiagem sujos podem conter bactérias presentes nas fezes
Microbiologista ressalta a importância de deixar esses itens sempre higienizados
atualizado
Compartilhar notícia
Você costuma esquecer de limpar os seus pincéis de maquiagem e outras ferramentas de uso cosmético? É melhor colocar o hábito na rotina com mais frequência. Em análise compartilhada no jornal Daily Mail, a microbiologista Amy-May Pointer revelou que encontrou diversas bactérias no item pouco higienizado, inclusive a do tipo Escherichia coli (E. coli), que faz parte do trato digestivo e está presente nas fezes e urina.
Por isso, ela orienta que, além de lavar bem pelo menos uma vez por semana, o ideal é não guardar seus artigos de beleza no banheiro, de onde provavelmente surgiu a contaminação que ela encontrou. Locais escuros e úmidos são favoráveis para o crescimento de micro-organismos.
“A diferença entre lavar o pincel de maquiagem regularmente e raramente limpá-lo é ilustrada na alta densidade e variedade de diferentes populações de bactérias e leveduras, que têm o potencial de causar infecções de pele, acne fúngica e bacteriana”, explicou Amy-May.
Ao comparar amostras que eram lavadas semanalmente com as que não eram, a microbiologista também se deparou com colônias de Staphylococcus, bactéria que contribui na inflamação da acne. O experimento de placa, que compara as amostras, foi feito pela empresa de cosméticos britânica Pretty Little Thing.
Como lavar?
O Metrópoles mostrou a forma correta de deixar pincéis sempre limpinhos. Você pode usar azeite, shampoo, vinagre e até bicabornato de sódio na missão.