Pele saudável: médica ensina como frear o envelhecimento fazendo exercícios
Além de beneficiar o controle do peso e fornecer mais qualidade de vida, malhar favorece, também, a saúde da pele
atualizado
Compartilhar notícia
Os cuidados para manter a pele hidratada, brilhosa e saudável vão muito além do uso diário de cremes ou produtos faciais e corporais. Fatores como estilo de vida e hábitos influenciam diretamente na qualidade da cútis e, felizmente, é possível diminuir a ação do envelhecimento com exercícios, por exemplo. Atividades aeróbicas, musculação e alongamentos, quando praticados regularmente e com orientação, trazem inúmeras vantagens.
“Quando realizamos atividade física regular, diminuímos o nível de cortisol, melhorando a elasticidade, controle de acne e oleosidade, além de aumentarmos a própria barreira de proteção da pele”, explica a cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita. Durante a atividade física, toda a circulação é beneficiada.
De acordo com Aline, o sistema arterial (sangue que “alimenta” os músculos em movimento, por exemplo) aumenta seu fluxo, e consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive da cútis. “Por todos esses aspectos de melhora na circulação, renovação e nutrição das células epiteliais, ação antioxidante, a pele se torna mais hidratada, com uma melhor cor, textura mais macia e mais saudável”, completa a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.
Veja mais conselhos das especialistas no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.