Pele de bebê! Como tratar a celulite gastando pouco ou quase nada
Mudanças na rotina podem ser tão efetivas quanto tratamentos estéticos
atualizado
Compartilhar notícia
Independentemente de onde vivem, do que fazem e de gostos e preferências, cerca de 90% das mulheres têm algo em comum: a celulite. É o que aponta pesquisa de uma empresa farmacêutica francesa realizada em 2019. Mais do que travar guerra contra os furinhos, é preciso compreender que eles não te definem e, portanto, não podem ser capazes de abalar a sua autoestima.
Mas se, por qualquer razão, você deseja minimizar o “efeito casca de laranja”, nós vamos ajudá-la. O Metrópoles selecionou dicas valiosas de profissionais e elencou estratégias que custam pouco ou quase nada. Isso mesmo. Não é necessário gastar fortuna em clínicas de estética e massagens, basta mudança de hábitos para perceber os benefícios.
“Geralmente, as mulheres têm maior índice de gordura corporal, menos massa magra e maior acúmulo de gordura no quadril, na barriga e nas coxas. Portanto, mais celulite”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Além da genética, o estilo de vida faz toda a diferença. Acredite: malhar diariamente – sem exagero – e beber água geram os mesmos resultados das máquinas criadas para acabar com os furinhos na cútis.
Partiu treino
Atividade física é fundamental para minimizar as celulites já existentes e evitar que outras surjam.
“Há um desequilíbrio entre a taxa de gordura e a taxa muscular. Muitas vezes, pessoas magras com poucas fibras musculares têm tendência a apresentar celulite. Por isso, é de fundamental importância praticar atividade física”, pontua a dermatologista Claudia Marçal, também da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Ao acelerar o corpo, você equilibra as taxas de gordura e de massa magra. O resultado? Uma pele mais lisinha.
Movimente-se durante todo o dia
Não basta fazer 30 minutos de exercício pela manhã – o ideal é praticar pequenas atividades ao longo de todo o dia. Que tal trocar o elevador pela escada? Ou ir ao mercado caminhando, em vez de usar o carro? Permanecer muito tempo parada dificulta a circulação sanguínea.
“Realize exercícios com os pés a cada hora sentado, levante-se e ande para movimentar um pouco as pernas”, aconselha a angiologista Aline Lamaita, membro do American College of Lifestyle Medicine.
Abandone de vez o cigarro
Outro conselho é não fumar. Por mais difícil que seja parar, é preciso entender que o tabaco é um dos vilões da pele perfeita. Algumas substâncias presentes no cigarro pioram a oxigenação e a microcirculação, diminuindo a produção de colágeno e promovendo o acúmulo de gordura localizada.
Coma bem!
Todo mundo sabe, mas vale lembrar: o consumo de sal, de alimentos ricos em sódio, de gordura e de açúcar piora significativamente o aspecto da celulite. Alimentação equilibrada é peça-chave no processo de cuidados com a cútis, inclusive no sentido de evitar acne e demais inflamações. Tente beber, pelo menos, dois litros de água todos os dias. E corte de vez os refrigerantes.
Use roupas confortáveis
Por mais que pareça não guardar relação com os furinhos, roupa justa demais piora a circulação linfática. “Se você está tentando se livrar da celulite, prefira peças confortáveis, mais larguinhas”, destaca Paola.