Passe longe: 3 máscaras faciais caseiras que são uma verdadeira furada
Apesar do skincare caseira parecer um solução viável para quem quer gastar pouco, ele pode trazer riscos à saúde da pele
atualizado
Compartilhar notícia
Quando o assunto é pele perfeita, a maioria das pessoas são capazes de cometer loucuras. Nos últimos anos, a internet se tornou um enorme “livro” com receitas caseiras para alcançar uma invejável pele de pêssego. Mas será que elas realmente têm eficácia?
Apesar de algumas misturinhas mostrarem algum efeito positivo na cútis, é preciso se atentar ao que pode fazer mal. Essas receitas podem garantir resultado contra a oleosidade e ressecamento e, por não terem qualquer embasamento científico, trazer o resultado contrário do esperado. Para acertar nos cuidados, o Metrópoles separou três máscaras para você fugir.
Receitas com café
Com alguns cliques, é possível encontrar diversas variações de receitas com café que indicam que o alimento pode esfoliar a face. Apesar da sensação poucos minutos após aplicar a máscara ser realmente essa, não é bem assim que funciona. “O café não é indicado para a esfoliação facial porque se ele for moído de forma grosseira pode machucar a pele com pequenos cortes superficiais e, consequentemente, isso poderá trazer irritação”, explica a técnica em estética Regiane Bezerra.
Além disso, também pode acontecer o contrário. Pequenos pedaços do grão são capazes de contribuir para a obstrução dos poros e aumentar a quantidade de cravos no rosto.
Receitas caseiras com açúcar
Por ser de fácil acesso e não gastar muito, o açúcar também é um dos queridinhos quando o assunto é skincare caseira. Porém, ele também traz riscos. Devido ao tamanho dos grãos, assim como o café, seu uso no rosto pode causar escoriações e arranhões.
A esteticista da Mani Smart Collab ainda esclarece que essas escoriações podem até “inflamar a pele, causando manchas, e deixa-la exposta a outras substâncias e parasitas”. “O uso em si também não é recomendado devido às formas de higienização e de manusear tais produtos, o que pode causar alguma reação alérgica”, pontua a especialista.
Limão e bicarbonato de sódio
Qualquer uma das receitas que possuam um dos dois ingredientes em sua fórmula devem ser evitadas por conta do grande risco à cútis. A crença popular de que o limão e o bicarbonato clareiam a pele, na verdade, pode resultar em manchas e até cicatrizes quando exposto ao sol.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mesmo quando aplicado à noite, “os resíduos que podem ficar na pele, por menores que sejam, são capazes de provocar queimaduras conhecidas como fitofotodermatoses que, por sua vez, causam manchas escuras, bolhas e cicatrizes”.
Apesar de alguns cremes faciais utilizarem alguns alimentos em sua composição, usá-los diretamente no rosto não tem a mesma eficácia. Durante o processo químico de produção desses cremes, é possível canalizar as moléculas dessas substâncias para que elas possam fazer o efeito desejado na pele, o que não acontece se você simplesmente passar o abacate ou o aloe-vera na face, por exemplo.
“O mais indicado são produtos dermatologicamente testados na pele humana e de forma que se adaptem com seu fototipo. Por isso, antes de reproduzir receitas caseiras na internet, é importante procurar por um profissional que possa reconhecer seu tipo de pele e indicar os produtos adequados”, explica Regiane.
Argila natural
Uma dica da técnica em estética para quem busca por uma pele mais bonita sem gastar muito é o uso de argilas. “Mas nenhuma faz milagre”, alerta Regiane. A indicação da especialista é que a máscara com o produto faça parte do seu ritual de beleza no máximo duas vezes por semana, para evitar o ressecamento ou aumentar a oleosidade.
“O preparo deve ser apenas com argila e água ou soro fisiológico, nada mais que isso”, indica. Caso tenha alguma reação, lavar imediatamente e caso perceba sinais de alergia, procure um médico dermatologista.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia