Os benefícios da touca difusora de cetim que está bombando na web
O acessório permite que o cabelo seja seco em menos tempo e evita o temido frizz
atualizado
Compartilhar notícia
A touca difusora é a nova queridinha de quem ama praticidade na hora de secar os fios. O acessório permite que o ar do secador penetre uniformemente em todo o cabelo, economizando tempo, energia elétrica e diminuindo o período de contato dos fios com o calor. Além disso, não cria o tão temido frizz, aqueles cabelinhos arrepiados no meio e em cima da cabeça.
Embora seja mais popular entre as cacheadas, a touca serve para todas as curvaturas de cabelo, do liso ao crespo. O tamanho dos fios também não interfere nos benefícios do acessório, patenteado pela marca Difusor de Cetim. De acordo com Amariles Soares, criadora do Fronha da Beleza, cabelos curtos secam ainda mais rápido com a touca, enquanto pessoas com fios mais longos ou volumosos podem precisar de uma touca um pouco maior. O resultado, porém, é o mesmo.
Como funciona
A touca difusora cria uma espécie de redoma no cabelo, que se ajusta à cabeça do usuário. Assim, o calor não escapa e atinge todos os fios da raiz às pontas, diferente do difusor comum, que precisa ser passado parte por parte. O secador se acopla ao acessório e infla a touca de ar, sem frizz e potencializando a definição.
“Se a pessoa gasta 40 minutos para secar o cabelo sem a touca, com ela, deve usar no máximo 15 minutos”, garante Amariles.
A redução de contato com a fonte de calor também é um dos benefícios, pois o aquecimento térmico danifica as estruturas dos fios. Além disso, a touca não precisa das mãos durante a secagem em si. O secador pode ser apoiado em alguma superfície para que a pessoa faça outras coisas.
Vantagens
Amariles começou a fabricar as toucas quando passou pelo processo de transição do cabelo com química para os fios naturais, há alguns anos. Sem saber como cuidar do novo visual, pesquisou sobre o assunto e encontrou o cetim, aliado fiel das cacheadas na hora de dormir. A mineira, que agora mora em Brasília, começou a produzir para familiares, junto com uma amiga. A procura foi crescendo e ela percebeu que seria um bom negócio vender as toucas e fronhas, fabricadas à mão, na internet.
A textura do tecido gera menos atrito que o algodão, fazendo com que o cabelo deslize sobre a superfície com menos impacto. Assim, não deixa o cabelo com aspecto amassado e sem brilho no dia seguinte, além de diminuir a queda dos fios. As vantagens do tecido aparecem também quando utilizado na touca difusora.
“Com a touca de dormir, você amanhece com o cabelo do jeito que finalizou no dia anterior. O cetim protege, não danifica e nem suga os produtos”, explica Amariles, que estrela alguns dos posts da página de sua marca no Instagram.
Aprenda a usar
Após lavar e finalizar o cabelo como de costume, coloque os fios dentro da touca e ajuste à cabeça. Os fios não devem estar molhados em excesso. Depois, acople o secador no braço da touca e ligue-o em temperatura baixa por cinco minutos. Verifique se o cabelo já está seco e repita o processo até atingir o aspecto desejado. Por último, deixe o secador com ar frio por dois a três minutos para que as cutículas dos fios sejam seladas e fiquem mais brilhosas.
É comum que, em cabelos cacheados e crespos, a touca diminua um pouco o volume, justamente por causa da redoma de ar. Para reverter a situação, após o uso do acessório, basta soltar os cachos com os dedos, pente garfo ou com próprio secador até atingir o volume desejado.
A touca pode ser utilizada para potencializar os efeitos de tratamentos capilares, como hidratações e reconstruções. Para isso, basta colocar alguma sacola plástica ou algo que impeça o contato dos fios diretamente com o cetim. Depois, ligue o secador por alguns minutos, com atenção para que não derreta o plástico e nem fique muito quente. Esse truque abre as cutículas do cabelo e aumenta a penetração do tratamento.
A limpeza do acessório é simples, basta lavar à mão com sabão neutro e água potável. Depois, colocar para secar à sombra e armazenar em local arejado. Não é preciso deixar de molho ou usar detergentes mais agressivos por ser um tecido maleável e delicado. Os cuidados valem para a touca difusora, de dormir e com a fronha.
Sucesso
A touca difusora de cetim tem se popularizado nos últimos meses, sobretudo nas redes sociais. Amariles afirma que a procura pelo acessório aumentou após o início do distanciamento social, em março. De acordo com dados do Google Trends, o termo “touca difusora de cetim” cresceu 60% nos últimos 90 dias. O acessório está disponível em e-commerces para todo o Brasil.