Óleo de rosa-mosqueta trata melasma, estrias e queloides por R$ 5
Queridinho de Kate Middleton, o cosmético que anda em alta tem poder de regenerar, cicatrizar e hidratar a pele
atualizado
Compartilhar notícia
Quem acompanha influenciadoras de beleza nas redes sociais ou lê sobre os truques de skincare da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, muito provavelmente já ouvir falar do óleo de rosa-mosqueta. Ideal para a pele e os cabelos, o produto gera frisson entre brasileiras e gringas por ser multifuncional e acessível.
O cosmético tem benefícios respaldados pela ciência. “A rosa-mosqueta é uma planta conhecida há séculos e encontrada em climas chuvosos e frios. O óleo extraído de sua semente é comprovadamente rico em ácidos graxos nutritivos, anti-inflamatórios e vitaminas A e C”, explica o membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Felipe Chediek.
Traduzindo: o produto ajuda na hidratação, cicatrização e prevenção de rugas. Também é capaz de uniformizar o tom da pele, sendo indicado para pacientes com melasma, estrias e queloides. O cosmético ainda é aliado no tratamento de queimaduras e faz bem para os cabelos, evitando a descamação do couro cabeludo e o ressecamento dos fios.
“O óleo pode ser adicionado em cremes ou ser utilizado em sua versão pura. O modo de uso é simples: basta aplicar algumas gotas na área a ser tratada, com massagem circular até a total absorção (período que varia de 2 a 3 minutos)”, recomenda a dermatologista Cynthia Dias.
Cuidados capilares
Nos cabelos, o processo é praticamente o mesmo. “A aplicação deve vir acompanhada de movimentos sincronizados por alguns instantes, até que o líquido esteja homogeneamente espalhado pelo comprimento e couro cabeludo”, esclarece Chediek.
O médico aproveita para ressaltar alguns cuidados gerais antes do uso. “Observe a procedência do cosmético e não aplique em feridas abertas”, alerta, frisando a importância de visitar um consultório dermatológico antes de acrescentar qualquer etapa na rotina de skincare e haircare.
Em massagens
A terapeuta corporal Mariana Coelho, de 32 anos, conhece bem os encantos do óleo. “Sempre acrescento rosa-mosqueta em massagens, pela capacidade do produto em regenerar e hidratar a pele de forma natural e eficiente”, relata. Além de aplicá-lo nas clientes, ela usa na própria rotina de cuidados com a pele. “Deposito nas cicatrizes da cesária, diariamente, e no rosto uma vez por semana. Os resultados são excelentes”, exclama.
A advogada Tainá Machado, 33, também não dispensa o cosmético. “Há 10 anos, minha avó me indicou o óleo para o tratamento de queloides e cicatrizes. Usei religiosamente por algum tempo e, apesar de as minhas marcas serem muito escuras, funcionou”, lembra. Hoje, ela continua fã do produto.
“Tenho melasma muito forte! Diminuiu quando troquei a pílula anticoncepcional, mas qualquer exposição ao sol, mesmo com filtro, volta com força total… Decidi adicionar a rosa-mosqueta aos cuidados noturnos e, mais uma vez, senti a diferença”, afirma.
O produto pode ser facilmente encontrado em farmácias e lojas de artigos naturais a partir de R$ 5. Além de sua concentração pura, existem dermocosméticos à base do óleo. Por aliarem outros ativos, essas formulações costumam ter preços elevados, mas, em contrapartida, entregam resultados mais potentes.
Anote os benefícios:
- Ajuda na hidratação, cicatrização e prevenção de rugas;
- Uniformiza o tom da pele de pacientes com melasma, estrias e queloides;
- Aliado no tratamento de queimaduras;
- Evita a descamação do couro cabeludo e o ressecamento dos cabelos;
- Minimiza cicatrizes da cesária;
- Em massagens, regenera e hidrata a pele de forma natural e eficiente.