metropoles.com

NY Times é criticado após sugerir que mães sejam mais vaidosas

O jornal publicou um texto entitulado “Cabelo de mãe: isso existe. O que fazer sobre o assunto” que ofendeu mulheres em todo o mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
mãe mulher criança família
1 de 1 mãe mulher criança família - Foto: iStock

O jornal “The New York Times” está recebendo inúmeras críticas por uma matéria intitulada “Cabelo de mãe: isso existe. O que fazer sobre o assunto”. O artigo afirma que as mulheres que tiveram filhos recentemente tem o hábito de cortar o cabelo mais curto, pois não tem mais tempo para se manterem “vaidosas”. Bom, já dá para enxergar o motivo de fúria de mulheres em todo o mundo, mas as afirmações vão além.

“Eu vejo isso o tempo todo. A primeira coisa que as novas mães querem fazer é cortar o cabelo. Estão se sentindo flácidas, com um corpo que não é agradável e querem mudar alguma coisa para recuperar a autoestima. Mas, geralmente, cortar o cabelo é um grande erro”, afirmou Juan Carlos, cabeleireiro do salão Rita Hazan em Manhattan. Isso seria ofensivo o suficiente, mas ele vai um pouco mais além.

O profissional “recomenda” que as novas mães esperem, pelo menos, um ano antes de decidirem a cortar os fios. “Não é só o cabelo que está mudando, o corpo também. Você pode não pesar o quanto quer ainda e a verdade é que o cabelo longo pode ser uma distração para esse problema. Quando você corta o cabelo, o corpo fica mais exposto. Tem literalmente menos cabelo para se esconder atrás.”

Em uma crítica à matéria do NY Times, o portal The Cut pontuou algo de extrema importância: mães são agentes do milagre da vida. Elas se ocupam de emoções e hormônios por nove meses, assistem seus corpos modificarem para dar a luz.

Além disso, ser mãe, não é fácil. Além de se preocuparem com a criação de seus filhos, como pode ser justo julgar o estilo de cabelo escolhido? E quem não é mãe, mas adota o famoso corte “joãozinho” — este apontado pela matéria como um corte de mãe — também trata-se de uma mulher desleixada?

Apesar da polêmica, o jornal ainda não se pronunciou em sua defesa.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?