Nojento ou eficiente? Médico responde se sebo bovino hidrata a pele
Internautas estão gravando diversos vídeos nas redes sociais afirmando que o sebo bovino é um antigo truque para hidratar a pele
atualizado
Compartilhar notícia
Na indústria da beleza, não basta um produto ser ótimo. Para realmente valer a pena, muitas marcas promovem itens veganos, priorizando o bem-estar animal e a consciência ambiental. A mais recente obsessão por cuidados com a pele envolve o uso de sebo bovino como hidratante para a pele.
Inusitado ou não, internautas estão gravando diversos vídeos nas redes sociais afirmando que a gordura bovina processada é um antigo truque para ter a pele mais lisa. No TikTok, a hashtag #beeftallowskincare alcançou mais de 12 milhões de visualizações.
“Sebo bovino é a única coisa que coloco no rosto como cuidado com a pele. Ele é ótimo como hidratante”, disse uma jovem, em vídeo publicado no TikTok. Alguns usuários acrescentaram que o ingrediente garante uma pele brilhante, enquanto outros usam a gordura como tratamento para acne.
@selfcareessential i will use beef tallow on my face until i die #skintransformation #acneproneskincare #beeftallow #beeftallowskincare #allnaturalskincare #clearskin #glassskin ♬ Only You X Playdate – ded4$$
Assim como muitas gorduras animais ou de origem natural, o sebo bovino possui algumas propriedades hidratantes para a pele. A ação do produto, no entanto, vai depender das necessidades específicas de cada pessoa, explica o dermatologista Erasmo Tokarski ao Metrópoles.
“Esse tipo de ingrediente é composto de ácidos graxos, oleicos e ômega 3. Isso quer dizer que ele apresenta algumas composições que nós também temos na pele. A lógica do sebo bovino é lubrificar e amaciar a pele para eliminar o ressecamento, no sentido de proteger o rosto”, elucida.
Segundo o especialista, o sebo bovino pode ser utilizado em diversas áreas do corpo, não se limitando somente ao rosto. “Podemos usar nas partes mais ressecadas, como pernas e antebraço. Ele possui elementos que podem ajudar bastante a lubrificar a pele”.
Erasmo ainda ressalta que o sebo é bactericida. Ou seja, o produto ajuda a proteger a pele das infecções bacterianas, não se limitando somente ao rosto.
Contraindicações
Embora o sebo bovino tenha substâncias que podem trazer benefícios para o indivíduo, o uso é contraindicado para pessoas em face acneica. Segundo Tokarski, o motivo está em seus componentes gordurosos, que podem ocasionar erupções cutâneas.
“Em pele mais oleosa, o produto pode ter o efeito contrário e deixá-la mais gordurosa, piorando o resultado”, finaliza o dermatologista.