Muito estilo! Confira a evolução das sobrancelhas ao longo das décadas
Preparamos uma linha do tempo para te mostrar a evolução dos designs dos últimos tempos. Provavelmente, você já fez parte de alguma fase
atualizado
Compartilhar notícia
A função das sobrancelhas é proteger os olhos. Ao longo dos tempos, porém, elas viraram quase um “acessório de moda”, evoluindo e passando por vários estilos e tendências. Tiveram formatos e tamanhos de todos os tipos, que acompanhavam os padrões de beleza de cada década. Atualmente, ajuda a desenhar e é parte essencial do rosto.
Já foi moda usá-las bem finas e superarqueadas, assim como teve a fase de mantê-las ao natural. Nos últimos anos, as pessoas não seguem um padrão especifico, porém, os procedimentos estéticos, como micropigmentação e henna, estão em alta.
Preparamos uma linha do tempo para te mostrar a evolução dos designs dos últimos tempos. Provavelmente, você já fez parte de alguma dessas fases.
Confira:
Anos 1920
Na década das roupas luxuosas, para se ter uma sobrancelhas como a da atriz Louise Brooks, considerada uma it girl da época, era necessário uma depilação completa na região. Depois, desenhava-se riscos finos e marcantes por cima, compridos e muitas vezes caídos, o que ajudava a formar uma expressão no olhar misteriosa e dramática.
Anos 1930
A atriz e cantora alemã Marlene Dietrich foi uma das maiores influenciadoras no quesito moda dos anos 1930. As sobrancelhas continuaram sendo finas, porém, os modelos arqueados e desenhados acima do formato natural tornaram-se bastante famosos.
Anos 1940
A década de 1940 foi marcada pela retomada das sobrancelhas naturais, com espessura intermediária. As mulheres preferiam designs arqueados e semi-arqueados. Além disso, com a evolução das industrias de maquiagem, sombras, tingimentos e lápis específicos para essa região eram vendidos em marcas populares.
Anos 1950
O formato conhecido como “acento circunflexo”, tinham as sobrancelhas mais preenchidas e escuras. A atriz Marilyn Monroe era inspiração para as mulheres da época.
Anos 1960
Os anos 1960, por sua vez, tiveram uma variedade e liberdade de estilos de sobrancelhas, evidenciando o retorno dos modelos mais finos, bem como o uso mais valorizado do design arqueado. O estilo atribuía mais personalidade às mulheres da época. Nesse período, a tendência eram os olhos marcados.
Anos 1970
No clima de rock ‘n’ roll, os anos 1970 trouxeram o questionamento para os padrões de beleza. Sendo assim, o que antes era visto com estranheza, passou a ser apreciado no meio artístico. As cores vibrantes e brilhantes estavam em alta. A beleza natural passou a ser mais valorizada e as mulheres passaram a usar as sobrancelhas com menos produção, sem muito uso de lápis e similares para preenchê-las.
Anos 1980
Sabe o estilo de sobrancelhas levemente ou muito bagunçadas? Já eram tendência na década de 1980. A inspiração veio das grandes estrelas do cinema, da música e da televisão, como Madonna. Nesse período, os designs tinham formas diferentes, sem seguir um padrão. Com isso, a moda era apostar em usar os pelos em sua forma natural. Super atual! A atriz Alanis Guillen, no ar na novela Pantanal, aderiu ao estilo.
Anos 1990 e 2000
E há quem diga que as sobrancelhas finas estão voltando. Mas, antes, elas estiveram na moda entre a década de 1990 e 2000. No período em que cantar I will always love you, na voz de Whitney Houston era “o auge”, a tendência era usar um design fininho e arqueado. Preencher falhas nos pelos também fazia parte da rotina. Nos anos 1990, algumas pessoas também preferiam um design natural, porém, mais “limpas”. Angelina Jolie, por exemplo, adotou o estilo marcado e com poucos pelos.
Atualidade
Atualmente, as sobrancelhas não seguem um padrão especifico, apesar de, nos últimos anos, as pessoas realizarem vários procedimentos estéticos nessa região, como a micropigmentação e a sobrancelha de henna. Hoje, os fios são considerados uma peça essencial na harmonização do rosto. Isto é, ao escolher o design perfeito, é levado em consideração as particularidades de cada face.