Mitos e verdades sobre os cabelos brancos
Você certamente já escutou muitas histórias sobre os fios brancos. “Se arrancar, nascem mais” e por aí vai. Para esclarecer tudo isto, o Metrópoles conversou com uma especialista
atualizado
Compartilhar notícia
Sabe quando você para em frente ao espelho para dar aquela conferida e dá de cara com um fio de cabelo branco? Pois é, esse momento é, para muitos, desesperador. Sinal de velhice ou estresse? São muitos os questionamentos feitos. Fato é que cedo ou tarde eles chegam e assumi-los pode ser desafiador.
Pensando em várias dúvidas que assombram muitas pessoas, o Metrópoles conversou com a dermatologista e professora do UniCeub, Mariana Costa, e esclareceu o que é mito e o que é verdade sobre os fios brancos.
Estresse causa cabelo branco
Mito. Não há comprovação científica de que um evento traumático possa causar diretamente a descoloração dos fios. No entanto, hábitos de vida saudáveis como dieta equilibrada e prática de exercício físicos evitam o envelhecimento precoce.
Cabelo branco é um fator genético
Verdade. A idade do aparecimento dos fios brancos e sua evolução são determinados geneticamente, variando entre grupos familiares e entre as raças. Neste sentido, pessoas da cor branca tendem a apresentam despigmentação fisiológica dos fios mais precocemente que os asiáticos e negros.
Mecha de cabelo branco é hereditário
Verdade. Em alguns casos, sim (herança familiar), mas também pode ser a manifestação de doenças como vitiligo, piebaldismo e Síndrome de Waardenburg. O esclarecimento do diagnóstico com médico dermatologista é fundamental, pois a conduta e o prognóstico mudam para cada caso.
Mulher tem mais cabelo branco que homem
Mito. O surgimento dos fios brancos está ligado a fatores genéticos e raciais, não ao gênero.
Existe tratamento para cabelos brancos
Mito. Até o momento não há remédio específico e eficaz para reverter o surgimento de fios brancos. O tingimento dos fios ainda é a solução mais utilizada para as pessoas que querem escondê-los.
Os fios brancos amarelam
Verdade. A haste pilar (o fio) sem pigmento apresenta naturalmente uma coloração branca a amarelada por conta da sua composição de queratina e pela ausência de melanina (pigmento que dá a cor aos cabelos). O tom amarelado, no entanto, pode ser agravado por fatores externos como agentes químicos (cloro das piscinas), resíduos de xampus e mesmo poluentes do ar.
O cigarro ajuda no crescimento de cabelos brancos
Verdade. Não existe comprovação científica da relação direta entre tabagismo e o embranquecimento dos fios. O fator genético ainda é o preponderante. No entanto, o hábito de fumar e outros hábitos de vida pouco saudáveis estão relacionados à liberação de radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e o surgimento dos fios brancos podem surgir mais cedo.