Mito ou verdade: suplementos vitamínicos ajudam mesmo o cabelo a crescer?
Descubra se os produtos, populares como nunca, realmente cumprem o que prometem
atualizado
Compartilhar notícia
Nos últimos meses, suplementos vitamínicos com foco na saúde capilar invadiram as prateleiras, físicas e virtuais, das farmácias. Mais do que isso, os produtos têm, também, dominado o feed de diversas influenciadoras digitais, como Flávia Pavanelli, Niina Secrets e Mari Gonzalez.
Mas, a pergunta que não quer calar é: será que as cápsulas (ou gomas) valem mesmo a pena ou são fruto apenas de uma bela jogada de marketing? Pare desvendar, o Metrópoles escalou a dermatologista Mariana Corrêa e a tricologista Marina Barletta.
Em coro, as profissionais revelam que suplementos desse tipo, que prometem realçar a beleza e estimular o crescimento dos fios, dando fim à queda, só devem ser utilizados após uma avaliação médica.
“Afinal, antes de tratar, é fundamental investigar o porquê do problema”, diz Mariana. A avaliação normalmente engloba exame de sangue e de tricoscopia digital, uma análise aprofundada do couro cabeludo.
“O tratamento para queda excessiva ou crescimento irregular costuma ser feito através da prescrição de produtos de uso tópico e, de fato, vitaminas”, complementa a especialista. Ela frisa que, quando prescritos corretamente, os suplementos podem, sim, trazer benefícios, dando um boost no crescimento capilar.
A tricologista Marina Barletta, integrante da Associação Americana de Pesquisa em Cabelo (AHRS, da sigla em inglês), ressalta que o uso indevido das vitaminas pode não somente não surtir efeito (e causar um baita prejuízo), como também agravar alguns quadros, como o de queda.
“Estudos comprovam que o excesso de determinadas vitaminas, como a A, pode prejudicar a queda de cabelo”, alerta. “Ou seja, se você não tem deficiência de vitaminas e ingere suplementos mesmo assim, estará fazendo mal para o seu organismo”, sublinha.
Ela salienta, ainda, que o crescimento natural do cabelo é lento: o fio cresce somente um centímetro ao mês. Isto é, muitas pessoas que acreditam que suas madeixas estão crescendo em ritmo desacelerado não têm qualquer problema, estão apenas descontentes com o ritmo natural do ciclo capilar. Portanto, para ter madeixas compridas, é necessário, sobretudo, boas doses de paciência.
“O uso de máscaras de hidratação, uma boa alimentação e a ingestão abundante de água costumam ser o caminho para um crescimento capilar saudável“, finaliza a expert.