metropoles.com

Médicos explicam prós e contras de procedimentos feitos por influencers

Procurar por foxy eyes, lipo lad, ninfoplastia e rinomodelação aumentaram 70% no DF nos últimos meses. Especialistas alertam para riscos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
botox agulha cirurgia plástica
1 de 1 botox agulha cirurgia plástica - Foto: iStock

Foxy eyes, lipo lad, ninfoplastia e rinomodelação. Esses procedimentos estéticos estão bombando nas redes sociais, por conta do compartilhamento em massa realizado por influenciadores digitais. A partir de fotos e resenhas sobre os benefícios do tratamentos, a adesão cresceu em até 70% nos últimos seis meses, segundo especialistas do Distrito Federal.

A cirurgiã plástica Marcela Caetano Cammarota, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), explica que a popularidade repentina dos tratamentos ocorreu por incentivo de líderes de opinião, sobretudo durante a quarentena. Entre críticas e elogios, Ludmilla, Flayslane, Gabi Prado e outras famosas nacionais incentivam o público a efetuarem os mesmos procedimentos que elas.

“Basta alguma blogueira divulgar que é bonito que aumenta instantaneamente”, salienta.

Outro fator que justifica o aumento da busca é a preferência por tratamentos menos invasivos. Segundo a cirurgiã, o distanciamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus, bombardeou as pessoas com informações sobre autocuidado e precauções com a saúde.

“Sem poder gastar o dinheiro com a estética e com medo da doença, as pessoas começaram a dar mais preferência a pequenos procedimentos cirúrgicos que podem ser feitos em consultório”, disse a médica.

Por fim, Marcela alerta sobre a atenção com as intervenções estéticas desde a escolha do especialista ao pós-operatório. “Médicos são as pessoas que receberam formação para isso. Hoje há uma invasão enorme de outros profissionais na área de estética e o resultado costuma ser ruim, com complicações para o paciente”.

No Brasil, existem mais de seis mil cirurgiões plásticos, sendo que 178 estão em Brasília. O estado com maior incidência dos médicos é São Paulo, com dois mil especialistas, um terço do total nacional. As informações são do relatório Demografia na Cirurgia Plástica 2020, da SBCP.

Confira detalhes sobre os procedimentos e veja onde realizar com especialistas do DF:

Lipo lad

Também conhecida como lipo HD, o procedimento tem o mesmo objetivo que a lipoaspiração comum: remover gordura corporal. O diferencial é que ela oferece a definição da área abdominal com realce nos gomos e entradas, semelhante à barriga de tanquinho.

No entanto, o tratamento não é recomendado para todas as pessoas. Segundo o cirurgião plástico Dr. Clendes, membro titular da SBCP, o paciente ideal tem idade superior a 18 anos, estilo de vida saudável e não apresenta quadro de sobrepeso ou obesidade. “Pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima do ideal e sem padrão de vida balanceado não alcançam a estética desejada com a cirurgia”, salienta.

A lipo HD pode ser realizada com ultrassom ou laser. No entanto, o método é contraindicado pelo cirurgião plástico José Carlos Daher, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Daher Lago Sul, instituição fundada por ele em 1979. De acordo com o especialista, há sérios riscos no uso do laser para destruir o tecido gorduroso do corpo.

“Transforma um tratamento simples em algo passível de complicações muito maiores”, explica.

O procedimento pode ser realizado em três definições diferentes: intensa, média ou suave. O médico cirurgião plástico João Darques explica que a categorização se refere a profundidade e marcação das linhas do abdômen. Segundo ele, a escolha é definida conforme o perfil e a preferência do cliente.

“O tratamento não pode ser estigmatizado e precisa permitir que o paciente transite com naturalidade. Ou seja, a proposta é desenhar linhas, com aspecto de naturalidade, suavidade e criação artística sobre a gordura”, esclarece.

4 imagens
Ludmilla compartilhou o resultado da lipo HD
Brunna Gonçalves é dançarina
Gretchen fez lipo lad recentemente
1 de 4

A técnica é especialmente famosa por definir o abdômen. Apesar de ser mais procurada por mulheres, a lipo lad também pode trazer benefícios aos homens

Cortesia
2 de 4

Ludmilla compartilhou o resultado da lipo HD

Reprodução/Instagram
3 de 4

Brunna Gonçalves é dançarina

Reprodução/Instagram
4 de 4

Gretchen fez lipo lad recentemente

Instagram/Reprodução

Vale ressaltar que a lipoaspiração não é uma cirurgia nova. O procedimento foi descoberto pelo francês Yves Gérard Illouz no final da década de 1970. Desde então, a prática difundiu-se pelo mundo, correspondendo a 50% das cirurgias estéticas praticadas no mundo.

Foxy eyes

O olhar de raposa virou tendência logo no início do distanciamento social no Brasil, em meados de março. O efeito de olhar mais afinado e alongado pode ser adquirido com truques de maquiagem ou intervenções cirúrgicas, como a realizada pela brasiliense Gabi Prado e pelas americanas Kendall Jenner e Bella Hadid. São três os procedimentos:

Segundo José Daher, o procedimento é algo comum na estética facial e recebeu um novo nome mercadológico para entrar na moda. “O foxy eye é elevar a cauda da sobrancelha e o canto externo do olho, deixando ele mais curvado para cima, em direção às têmporas”, revela.

O efeito pode ser adquirido de quatro formas diferentes: botox, com a aplicação de toxina botulínica; de ultrassom microfocado; de lifting com fios de PDO; e com o método ponytail lifting ou lifting rabo de cavalo. Daher assegura que o último é o menos recomendado por ser o mais invasivo, enquanto o botox é o mais utilizado e procurado. Em geral, as intervenções duram entre seis meses e um ano, sendo necessária manutenção após o período.

Embora seja um procedimento simples, requer atenção. De acordo com Dr. Clendes, antes é preciso consulta com oftalmologista para avaliar qualquer tipo de sequela. Além disso, ele alerta sobre a importância de preferir especialistas com habilidade no processo, para que não haja a queda da pálpebra superior ou hematomas.

Ninfoplastia

A intervenção cirúrgica refere-se à reparação dos pequenos lábios da vagina, com a diminuição do tamanho e protuberância. Os principais motivos para a realização do procedimento são o desconforto e constrangimento por parte dos pacientes.

A procura pelo tratamento registrou crescimento de 30% este ano, em relação ao ano passado, segundo o cirurgião plástico Cristiano Fleury. No entanto, segundo o casal de cirurgiões plásticos Cristian Haesbaert e Raquel Camelo, o conhecimento da população sobre a cirurgia de melhoria estética na região íntima ainda é pequeno.

O casal especialista discorre que “é uma cirurgia rápida, de aproximadamente 30 minutos, realizada com anestesia local e sedação, sem necessidade de internação hospitalar. A recuperação completa acontece normalmente em 10 a 20 dias.”

“É indicada para pacientes com aumento de pequenos lábios vaginais e indicação médica para o procedimento. Toda cirurgia deve ser avaliado risco-benefício junto com o paciente”, completam.

View this post on Instagram

O que é a cirurgia plástica íntima (também conhecida como ninfoplastia)? A cirurgia íntima visa levar as técnicas e benefícios da Cirurgia Plástica à região íntima feminina, buscando minimizar queixas estéticas ou desconforto causado por excessos na região da vulva, grandes lábios ou pequenos lábios vaginais. A mais comumente realizada é a redução de pequenos lábios vaginais, que quando em excesso pode representar um grande desconforto durante as relações sexuais. Maiores detalhes no site: WWW.FLEURYCIRURGIAPLASTICA.COM.BR Tel: 61 3244-1603 Whatsapp: 61 985741212 #drcristianofleury #cirurgiaintima #ninfoplastia #bsb #esteticabrasilia #cirurgiaplastica #brasilia #cirurgiaoplastico #cirurgiaplasticadf

A post shared by Cirurgia Plástica -Brasília DF (@drcristianofleury) on

Rinomodelação

Menos invasivo que a rinoplastia, a rinomodelação é indicada para pessoas com alterações discretas no nariz. Segundo o casal de cirurgiões Cristian e Raquel, a intervenção aplica ácido hialurônico para levantar a ponta do nariz e não corrige grandes deformidades nasais.

“Pacientes com discretas alterações no nariz podem se beneficiar , mas grandes deformidades nasais devem ser tratadas com procedimento cirúrgico realizado por médico capacitado para resultados naturais e agradáveis esteticamente”, finalizam.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?