Médico explica como a limpeza inadequada pode piorar a queda de cabelo
O excesso de oleosidade é um agravante na queda. A limpeza adequada, retirando resíduos, é indispensável para a saúde dos fios
atualizado
Compartilhar notícia
Quem sofre com queda capilar e faz tratamento para minimizar o problema sabe muito bem que a lavagem não é só um processo de limpeza, mas uma das fases fundamentais desse processo. O ato de higienizar os fios não só colabora, como é primordial para a saúde do couro cabeludo.
O médico e tricologista Ademir Leite Junior, da Clínica HTRI, explica que o excesso de oleosidade é um agravante severo na perda dos fios. “O couro cabeludo oleoso facilita a instalação de dermatites e infecções que prejudicam a saúde da pele. Além de estimularem o aparecimento de pequenas pápulas de inflamação, da caspa e coceira na região”, alerta o médico.
“As pessoas que optam por lavar com menos frequência os cabelos ou produzem muita oleosidade durante o dia se expõem mais a esses agentes problemáticos citados”, salienta Ademir.
Existem inúmeros motivos para a perda de cabelo. Contudo, independentemente das diversas causas que possam influenciar, o tricologista aponta para um fator geralmente não observado: o acúmulo de resíduos e o uso de produtos inadequados.
“O cabelo oleoso pede produtos para cabelos oleosos, e cabelos secos tem necessidade de produtos para cabelos secos. O uso de cosméticos sem compatibilidade com o tipo de fio só serve para agravar o quadro”, destaca o profissional.
O especialista faz ainda algumas recomendações para manter as madeixas saudáveis.
Usar um bom shampoo e manter frequência nas lavagens
“Cuidar de madeixas oleosas exige um shampoo de qualidade, preferencialmente suave. Limpe bem os cabelos e o couro cabeludo. A higienização poderá ocorrer em dias intercalados ou diariamente no começo do tratamento, a depender de cada caso”, esclarece.
Manter alimentação saudável e praticar exercícios
“Uma dieta saudável, evitando gorduras e frituras, assim como um estilo de vida ativo, promoverão certo grau de diminuição da oleosidade, serão de grande valia na melhora da queda capilar”, garante o médico.
Ademir afirma, por fim, que quem mantém o couro cabeludo limpo e sem excesso de gordura poderá contar com seus cabelos por mais tempo.