Médico avalia se mascar chiclete causa uma harmonização facial natural
No YouTube, uma série de vídeos virais prega que a prática pode ajudar a moldar os músculos do rosto
atualizado
Compartilhar notícia
Recentemente, viralizou no YouTube e em outras redes sociais uma série de vídeos que defendem uma máxima para lá de inusitada: a de que mascar chiclete ajudaria a deixar o maxilar e os músculos da face mais fortes, promovendo uma espécie de “harmonização facial” natural.
A tese não é inteiramente falsa, porém, de acordo com o cirurgião-dentista americano Sunthosh Sivam, seria necessário mastigar a goma por, pelo menos, seis a oito horas por dia para conseguir um efeito considerável.
Mesmo que você tenha tempo, paciência e esteja disposto a aderir a esse hack, o especialista contou, em entrevista ao site Insider, que a medida é extremamente prejudicial à saúde bucal. “Sobretudo aqueles com açúcar”, emenda.
De acordo com o especialista, outra desvantagem é que esse hábito pode causar problemas sérios na mandíbula. Entre os sintomas mais incômodos de mascar chiclete em excesso estão dor de cabeça e na face, que podem evoluir para quadros mais graves.
Para o médico, o melhor, a quem deseja projetar essa parte do rosto, é optar por botox e até preenchedores faciais, bem mais seguros e efetivos.