Médica responde se colocar anticoncepcional no xampu ajuda na saúde capilar
Em vídeos do TikTok, mulheres amassam os comprimidos e colocam em frascos do cosmético para, teoricamente, fazer os cabelos crescerem mais
atualizado
Compartilhar notícia
As pílulas anticoncepcionais são um método contraceptivo muito conhecido. Elas servem para inibir a ovulação e evitar a gravidez a partir de diferentes tipos de hormônios. Além de suprimir a fertilidade feminina, os itens podem ser recomendados por médicos para controle de acne e outros quadros, como ovários policísticos.
Usuárias do TikTok, porém, estão indo além do uso comum. Em vídeos da rede social, mulheres amassam os comprimidos e colocam em frascos de xampu na expectativa de engrossar os fios e potencializar o crescimento das madeixas. O argumento das internautas se baseia no alto nível de estrogênio das pílulas. O hormônio, defendem, é fundamental para a saúde do cabelo.
No entanto, de acordo com a dermatologista Nayane Braga, o método inusitado é totalmente ineficaz. “É um medicamento criado para uso oral. Quando colocado de maneira tópica, não há como saber o processo de absorção do organismo em relação ao produto, porque ele não foi feito para isso”, afirma. “Não usamos hormônios dessa forma, e não existe estudos que comprovem a eficácia se usado dessa forma.”
Nayane acrescenta que alguns anticoncepcionais podem impactar os fios quando ingeridos oralmente. Mas não é regra, tendo em vista que esse não é objetivo desse tipo de remédio.
Em um dos vídeos, uma internauta utiliza mais da metade de uma cartela para incluir no frasco de cosmético. O post tem mais de 1,5 milhão de visualizações. Nos comentários, algumas pessoas questionaram a explicação científica para o ato e o gasto com os medicamentos.
Outra usuária brincou: “Agora você não vai ter nenhum baby hair”, fazendo menção aos cabelos mais curtinhos que geralmente nascem na testa.
@itsjijismalls the birth control isn’t even mine btw. my bestfriend went on the rod and gave me her leftover ones n i never used them. n this was over a year ago