Médica lista razões pelas quais você não precisa do seu creme para os olhos
Segundo dermatologista, esse tipo de produto serve mais para a hidratação do que para a correção de rugas e olheiras, por exemplo
atualizado
Compartilhar notícia
Reduzir olheiras, diminuir rugas e, por fim, rejuvenescer. Muitas vezes, é difícil resistir ao encanto de algumas promessas milagrosas de cremes para a área dos olhos. Uma das mais conhecidas etapas do skincare, porém, é cercada de mitos. E o primeiro deles é sobre a real necessidade desse tipo de produto.
Segundo a dermatologista Adriana Isaac, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pela American Academy of Dermatology, o produto pode facilmente ser substituído por um hidratante para o rosto, por exemplo. “Os cremes com várias funções para a região ao redor dos olhos não são tão eficientes como clareadores, anti-aging e firmadores”, elucida.
Segundo a profissional, por mais que deixem a delicada cútis delicada dessa mais hidratada, esses potinhos aparentemente “mágicos” tem certas limitações que a indústria não costuma pontuar. Além de não impactaram nas linhas de expressão e nos efeitos naturais da idade, eles dificilmente serão potentes no quesito clareamento, seja de olheiras, seja de marcas de melasma, por exemplo.
“O que diferencia o creme da região ao redor dos olhos é a concentração dos ativos, que é menor nas áreas dos olhos para não ter risco de irritação, além de alguns produtos que são contra indicados”, emenda.
Mas, então, o que fazer? Segundo ela, escolher uma fórmula suave, para o dia a dia, e investir em procedimentos, para possíveis correções. “Fazer grandes investimentos em creme para área dos olhos não compensa”, garante.
No caso de rugas, o botox surge como opção. Já a flacidez pode ser tratada com ultrassom microfocado ou fios de sustentação. O escurecimento chega ao fim com algumas sessões de laser ou microagulhamento robótico.
“A região ao redor dos olhos não tolera grandes concentrações de ativos potentes, ou seja, já tem a limitação de ter a pele mais sensível e fina”, salienta. Se, ainda assim, você quiser continuar apegada ao seu ritual, não esqueça de evitar passar o produto muito próximo dos olhos. “É por isso que a textura dos produtos para área dos olhos geralmente é mais leve e fácil de absorver”, finaliza.