Médica explica rosto harmonizado de Catherine Bascoy após críticas
Segundo a médica Fernanda Nichelle, muitos procedimentos são feitos de uma forma exagerada, deixando áreas do rosto marcadas. Entenda
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos procedimentos estéticos mais procurados atualmente é a harmonização facial. Muitos famosos, inclusive, já passaram pela intervenção médica e surpreenderam pelo resultado. O caso mais recente e que despertou atenção da mídia foi o de Catherine Bascoy. Nos últimos dias, a influenciadora foi bastante criticada após mostrar o “rosto quadrado”, recebendo diversos comentários negativos em seu perfil do Instagram.
Ao ser questionada, a ex-participante do De Férias Com o Ex relatou que fez a harmonização recentemente e, por isso, ainda estava inchada. Muitos procedimentos são feitos de forma exagerada ou até mesmo errada, o que pode ocasionar um efeito desproporcional, segundo a médica Fernanda Nichelle.
“O preenchimento da região malar e zigomática (maçãs do rosto), junto com o preenchimento da mandíbula, podem fazer um efeito de afundamento no centro da bochecha. Muitas das vezes, o processo é feito de uma forma exagerada, deixando determinadas áreas do rosto marcadas demais”, comenta.
Ver essa foto no Instagram
A especialista em estética afirma que o resultado do procedimento é de total responsabilidade do profissional. Saber disfarçar os traços e valorizar o que cada pessoa tem de belo são meios de chegar em um resultado estético.
“O que vejo hoje, frequentemente, são ‘fórmulas de bolo’ sendo replicadas nas faces das pessoas. Acredito que se o profissional responsável pelo tratamento tiver um senso estético apurado, além de domínio da técnica, dificilmente deixará resultados insatisfatórios nos pacientes”, diz Fernanda.
É possível reverter a harmonização facial?
Após os resultados do procedimento, há pessoas que se arrependem do processo e querem desfazer a situação. Segundo a especialista, existem diferentes técnicas para reverter a harmonização facial.
“Hoje, temos diversas técnicas para reverter a harmonização. Nos casos em que foi utilizado a aplicação de ácido hialurônico, que é o comumente utilizado e mais seguro, a reversão do procedimento ocorre por meio da aplicação de uma enzima hialuronidase, que degrada o preenchedor”, explica.
Para não passar por isso, a médica Fernanda indica escolher um profissional que tenha bastante experiência para alertar sobre as possíveis reações “desde a realização da harmonização, que podem gerar infecções, queimaduras ou cicatrizes, até na hora de desfazer o procedimento, no qual pode ocorrer a anafilaxia (reação alérgica)”.