metropoles.com

Marca de cosméticos é detonada por lançar blush inspirado em Anne Frank

A “homenagem” de uma empresa asiática à vítima judia foi alvo de críticas nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
anne frank
1 de 1 anne frank - Foto: Reprodução

A Woke Up Like This, uma empresa de Hong Kong especializada em produtos de beleza, se viu no centro de uma polêmica ao lançar um blush inspirado em Anne Frank, a adolescente judia que morreu em um campo de concentração e ficou mundialmente conhecida por seu diário, recheado de relatos sobre o nazismo e considerado um dos livros de não ficção mais importantes da história.

A WULT pretendia fazer uma homenagem a ela ao lançar a novidade, batizada de Dream Like Anne (sonhe como a Anne, em tradução do inglês), junto a outros produtos inspirados em mulheres fortes, como a escritora britânica Virginia Woolf e a artista mexicana Frida Kahlo.

Os internautas, no entanto, não interpretaram dessa forma e alegaram que a imagem de Anne, apesar de inspiradora, jamais deveria ser usada para impulsionar as vendas de um cosmético.

5 imagens
O cosmético foi alvo de muitas críticas nas redes sociais
Os internautas alegam que, apesar de inspiradora, a figura de Anne não deveria ser usada para potencializar as vendas de um produto de beleza
A Woke Up Like This é baseada em Hong Kong e tem seus cosméticos produzidos na América do Norte
A empresa fez pedido de desculpas por lançar o blush inspirado na vítima do Holocausto
1 de 5

Marca asiática lançou blush inspirado em Anne Frank. Após a polêmica, o produto foi retirado de circulação

Divulgação
2 de 5

O cosmético foi alvo de muitas críticas nas redes sociais

Twitter/Reprodução
3 de 5

Os internautas alegam que, apesar de inspiradora, a figura de Anne não deveria ser usada para potencializar as vendas de um produto de beleza

Twitter/Reprodução
4 de 5

A Woke Up Like This é baseada em Hong Kong e tem seus cosméticos produzidos na América do Norte

Twitter/Reprodução
5 de 5

A empresa fez pedido de desculpas por lançar o blush inspirado na vítima do Holocausto

Twitter/Reprodução

“Dar o nome de Anne Frank, que foi vítima de um genocídio, a um blush é revoltante. Os judeus mortos não são uma oportunidade de marketing”, escreveu o autor e ativista judeu Ben M. Freeman em seu perfil do Twitter.

Após a polêmica, a marca tirou o produto de circulação. A retirada foi acompanhada de um pedido público de desculpas feito à revista Insider: “O milagre do legado do diário de Anne Frank é que mesmo perante o sofrimento, o isolamento e a tragédia, a sua expressão de esperança para o futuro continua a inspirar gerações. Estamos extremamente arrependidos por termos decidido prestar-lhe homenagem de uma forma ofensiva e que é considerada desrespeitosa. A nossa intenção era precisamente oposta, a de trazer uma energia positiva e um pouco de luz durante estes tempos de pandemia global”.

O livro Diário de Anne Frank foi publicado em 1947, dois anos depois da morte da jovem alemã e do fim do Holocausto. Vendeu 35 milhões de exemplares e foi traduzido em mais de 60 países. Teve, ainda, versões para o cinema e o teatro. O responsável pela divulgação do diário foi Otto Frank, pai de Anne e o único da família que sobreviveu à perseguição nazista.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Het Achterhuis (The Annex, Anne’s proposed title for the book) was first issued in 1947 in an edition of 3,000 copies. The diary was translated from Dutch into more widely read languages shortly thereafter, beginning with French and German in 1950 and English in 1952.⁠ ⁠ Within a few years, a dramatization of Anne’s diary was staged on Broadway, then performed internationally and filmed in Hollywood. The Franks’ former hiding place at 263 Prinsengracht became an official museum – the Anne Frank House – in 1960. By then, Anne’s life story had become widely familiar around the world, establishing her as the most well known victim of Nazi persecution.⁠ ⁠ Did you read Anne’s diary? And in which language? Let us know in the comments!⁠ ⁠ #annefrank #annefrankdiary #theannex #hetachterhuis

Uma publicação compartilhada por Anne Frank House (@annefrankhouse_official) em

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?