Maquiador dá dicas para acertar o tom da base na pele negra
Faltam opções nas cartelas das marcas de maquiagem ou as existentes são acinzentados demais. A base costuma ser o grande drama da maquiagem na pele negra. Saiba como acertar na escolha
atualizado
Compartilhar notícia
Diante de um balcão de loja de maquiagem, o dilema é frequente. Para muitas mulheres negras, a odisseia da maquiagem começa logo na escolha da base. Muitas marcas contam com apenas um ou dois tons escuros na sua cartela e o que nem de longe satisfaz a diversidade de cores da brasileira. Ou pior – quando aplicados, acabam deixando o rosto com aspecto acinzentado.
Mesmo marcas nacionais, que teoricamente disponibilizariam uma cartela maior de tons para as consumidoras, por causa da quantidade maior de cores, não andam assim tão fartas. A Vult, por exemplo, vendida em farmácias e perfumarias, era conhecida pela grande variedade de cores na sua paleta de bases. Passado. Recentemente, a marca enxugou a linha e descontinuou alguns dos produtos escuros. Restaram dois. A justificativa? Por mais surpreendente que seja, as cores tinham pouca saída de vendas.
“A pele negra tem cerca de 24 subtons, e é isso o que determina a tonalidade da base. Quando não conseguimos identificá-lo erramos completamente a cobertura”, explica Dora Abreu, coordenadora de cursos e maquiagem da Vult. “Infelizmente no Brasil não temos uma cartela que atenda todas as negras”, continua. O efeito de pele cinza, segundo a profissional, é justamente por causa desses subtons quentes e frios. Uma base de fundo rosado, por exemplo, sobre uma pele amarelada.
Confira as dicas da maquiadora para acertar o tom na hora da escolha:
- O corpo é feito de várias tonalidades, e não apenas uma. Assim, segundo Dora, para achar o equilíbrio entre todos esses tons, teste as bases abaixo das bochechas e próximo ao maxilar. “Depois, devemos nos olhar no espelho de perfil e ver se, entre todas as cores que testamos, há uma que se equilibre com os as tonalidades que temos no rosto.
- Não se desespere se a pele ficar acinzentada. É possível minimizar o efeito com um pó levemente dourado por cima para equilibrar.
- Para driblar a dificuldade em acertar o tom da base, vale misturar mais de uma cor, para se chegar a um equilíbrio. “Outra alternativa é passar o produto só no centro do rosto e usar pó compacto para o restante”, ensina Dora Abreu.
Oito celebridades negras que acertaram em cheio na maquiagem: