Make-up delivery. Maquiadores largam os salões e atendem em casa
Em tempos de crise, profissionais da beleza preferem atender na casa do cliente para não assumir os custos de um salão
atualizado
Compartilhar notícia
Em 2015, a crise atingiu a todos os brasileiros, que passaram a gastar bem menos do que o normal. Entretanto, tal cautela não mudou a rotina de quem gosta de se cuidar. Mesmo com todos os problemas, o setor de beleza e estética conseguiu ficar imune ao colapso econômico sofrido pelo país.
Quando o assunto é maquiagem, o caminho alternativo escolhido pelos clientes não foge à regra e muitos deles optaram por fugir dos salões e receber os profissionais em casa. Apesar da ideia de Make-up Delivery não ser nova, ela se intensificou muito no último ano e alguns maquiadores encontraram nela uma oportunidade de trabalho dinâmica e rentável.
Foi o que aconteceu com Elisa Amorese, que se tornou maquiadora de forma despretensiosa após ver alguns vídeos de blogueiras famosas na internet. “Via vídeos da Alice Salazar e Julia Petit ensinando como fazer o olho e preparar a pele e fazia em mim. Com o tempo as amigas começaram a pedir que eu fizesse nelas e eu pensei em fazer disso um trabalho. ”
A iniciativa deu certo e a maquiadora se especializou com diversos cursos e hoje oferece duas opções para as clientes: atender em casa ou em um salão improvisado no condomínio onde sua mãe mora em Águas Claras.
O importante é que o clima intimista permaneça. O cliente hoje é mais exigente e quer que esses momentos de embelezamento sejam relaxantes e tranquilos.
Elisa Amorese
Sobre trabalhar em salão ou abrir o seu próprio negócio, Elisa é categórica “Jamais faria isso porque não é algo que eu e nem as minhas clientes gostariam. ”
Opinião semelhante tem o maquiador Edu Richttenfuor que deu seus primeiros passos na profissão ainda adolescente e adquiriu experiência – técnica e administrativa – ao passar por diversos salões de renome no Distrito Federal. “De forma alguma abriria um salão. Até porque fecho valores diferenciados com minhas clientes e a maioria delas são mães ou gestantes que não gostam dos climas de salões de beleza, que são sempre lotados e desconfortáveis”
A maquiadora Hadassa Tótoli também presta um atendimento personalizado há cerca de três anos, que pode ser a domicílio ou em sua própria casa. Tanto que em sua residência um dos cômodos é equipado especialmente para receber as clientes, que preenchem todos os horários disponíveis da agenda da maquiadora, fato que, diferente dos outros profissionais, a faz querer abrir seu próprio salão.
A demanda é muito grande e eu percebi que o tempo que eu perco me deslocando de um lugar para o outro eu acabo perdendo clientes. Isso não aconteceria se eu estivesse atendendo em um local fixo.
Hadassa Tótoli
Segundo a profissional, por causa do deslocamento, a diferença de clientes que ela atende a domicílio ao dia é extremamente inferior do que se tivesse um salão. “Por mais que possa ter outros custos, quando atendo em casa recebo cerca de 12 clientes, contra as 5 ou 6 que consigo atender a domicilio. É uma diferença muito grande”.
- Serviço:
Elisa Amorense: 9255-0777
Hadassa Tótoli: 8606-6950
Edu Richttenfuor: 8246-6254