metropoles.com

Lipo, botox e laser: saiba tudo sobre procedimentos em alta para as axilas

A ex-BBB Mari Gonzalez fez lipoaspiração na área. Além desse, há mais procedimentos invasivos e não invasivos que prometem melhorar a região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Mari Gonzalez de blusa preta - Metrópoles
1 de 1 Mari Gonzalez de blusa preta - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

Para quem busca uma aparência melhor, ou até maior qualidade de vida, uma série de procedimentos podem ser realizados na região das axilas. Desde a retirada de gordura localizada à diminuição do suor produzido na região, intervenções invasivas e não-invasivas prometem “dar um up” na área embaixo dos braços, um incômodo para muitas pessoas.

O Metrópoles conversou com especialistas para descobrir o que há disponível atualmente para melhorar ou resolver alguns probleminhas comuns na região das axilas.

Gordura localizada

Recentemente, a ex-BBB Mari Gonzalez causou burburinho na internet após revelar que havia passado por um procedimento estético inusitado. A sister se submeteu a uma lipoaspiração na axila. De acordo com Mari, a região tinha um acúmulo de gordura que resultava em uma aparência que não a agradava, por isso, ela resolveu fazer o procedimento.

Mari Gonzalez fez lipo na axila (1)

“Foi rápido, mais ou menos quarenta minutos. Dói um pouquinho, gente, é um procedimento. Dói um pouco, mas achei bem tranquilo”, contou a modelo, à época, nas redes sociais.

A médica cirurgiã plástica Ivanoska Filgueira explicou que, apesar de ser invasiva, a lipoaspiração na axila pode ser tranquilo e, após uma semana, a paciente já pode voltar às atividades normais, como academia.

“O Brasil é um país tropical, as mulheres usam muita blusinha sem alça e, em algumas, fica aquela marquinha na axila. Se for somente este o procedimento, com anestesia local, é possível fazer a lipoaspiração da região pré-axilar até mesmo no consultório. É feito um pontinho, retirado após uma semana. O pós-operatório costuma ser leve”, detalha a médica.

Ivanoska garantiu, ainda, que este tipo de intervenção costuma ser muito comum durante as cirurgias de mama.

“A lipo na axila costuma ser um acabamento. Normalmente, quando é feita uma cirurgia de implante de silicone ou mastopexia, por exemplo, e a paciente tem uma gordura localizada ali, faço a lipoaspiração para ter um resultado mais bonito e harmônico”, ressaltou.

Para quem procura algo menos invasivo que a cirurgia, é possível recorrer à procedimentos estéticos como a intradermoterapia, a fim de tentar se livrar das gordurinhas da área.

A esteticista Carolina Maia, da Clínica Revitale, afirma que a partir da quarta sessão já é possível notar algum resultado. “Aplicamos de forma superficial ou profunda, de acordo com a necessidade de cada paciente, um produto formando pápulas que vão auxiliar no clareamento da região ou redução de medidas”, explica.

Flacidez

Pessoas que passaram por grandes perdas de peso podem sofrer com a flacidez na região das axilas. Ivanoska explica que, com ajuda da cirurgia plástica, é possível corrigir essa questão.

“Nas pacientes que têm excesso de pele nessa área, principalmente as pós-bariátricas, é feita uma ressecção de pele”, conta a cirurgiã.

A médica relata que pacientes que têm aumento dessa região entre o seio e axila devem procurar orientação médica. Pode ser que o problema não seja gordura localizada, e sim uma mama acessória, quando a mulher desenvolve tecido mamário na área da axila.

Nesses casos, o diagnóstico pode ser feito por um mastologista e o procedimento por um plástico, que irá remover o tecido e enviar para biopsia.

Botox

A toxina botulínica, conhecida popularmente como botox, é muito utilizada para procedimentos estéticos faciais. O que pouca gente sabe é que ela pode ser uma importante aliada para quem sofre com o excesso de suor em algumas partes do corpo.

Famosos como Rodrigo Faro, Kaká e Carol Dias, sua esposa, já aplicaram o botox nas axilas para controlar a hiperhidrose, que é a transpiração excessiva.

Dermatologista, o médico Gilvan Alves ressalta que homens e mulheres podem sofrer com a situação. “Essa transpiração não costuma trazer problemas com maus odores. Na realidade, os pacientes chegam ao consultório com um desconforto estético, já que as roupas ficam muito molhadas e costumam formar grandes poças de suor embaixo dos braços”, ressalta.

Rodrigo Faro
“Teve uma época que me incomodava que eu ficava com umas pizzas no sovaco e eu fiz botox”, disse Rodrigo Faro.

O procedimento de aplicação da toxina na axila é feito em consultório e pode ser finalizado em 20 minutos. “Não precisa de um pré-cuidado, o paciente vai ao consultório onde é realizada a raspagem da região e, em seguida, são feitas as aplicações da toxina. Após quatro dias já é possível sentir uma diferença. O efeito máximo chega em 15 dias e pode durar de seis a oito meses”, detalhou Gilvan.

Recentemente, Suzanna Freitas, filha cantora Kelly Key, surpreendeu os seguidores ao mostrar os pés e as mãos encharcados de suor. O médico afirmou que a toxina também pode ser aplicada nessas partes do corpo para ajudar a conter o problema.

“Para o excesso de suor a toxina é excelente. Às vezes, dura até mais que em outras regiões, como no rosto. É uma opção menos invasiva que a cirurgia, além de ter menos efeitos colaterais”, acrescentou o médico.

O procedimento é contraindicado no caso de pessoas com doenças autoimunes, grávidas ou mulheres com suspeita de gravidez.

Depilação a laser

Muitas pessoas se perguntam se depilação a laser clareia a axila. Apesar de ocorrer, em alguns casos, esse não é o procedimento mais indicado nessa finalidade.

“O que acontece é que, após a depilação a laser na região, a pessoa para de usar outros métodos para se depilar, que geralmente são técnicas que agridem a pele, como cera quente ou a lâmina. Com a ausência da agressão, a pele clareia, sim”, esclarece Gilvan Alves.

A esteticista Carolina Maia relata como é feita a depilação: “São dados disparos com flash de luz vermelha (diodo) que irá acertar na melanina do local (pelo e pele), causado apoptose da raiz do pelo”.

O procedimento não é considerado invasivo. Após a primeira sessão, já dá para ver a queda dos pelos na área. A especialista acrescenta ainda que, depois do procedimento, é indicado evitar exposição solar e o uso de desodorante por 8h.

Clareamento da região

Além da depilação, outros procedimentos não-invasivos podem resultar em um clareamento da região das axilas.

É o caso do laser Spectra, que elimina manchas marrons variadas e é usado até mesmo para melasma. O aparelho emite pulsos de luz ultrarrápidos e sua energia é absorvida pelos melanócitos, células que produzem o pigmento escuro, a melanina. “Funciona como na remoção da tatuagem”, aponta Gilvan.

Carolina acrescenta ainda que, com o mesmo fim, há a opção do peeling químico. “Aplicamos uma camada de máscara e deixamos na região por 4h. Após três dias, inicia-se um processo de descamação da região tratada. Após isso, é possível ver o resultado”, pontua a esteticista.

Clareamento axilas
Laser e peeling químico podem ajudar no clareamento nas axilas

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?