Kombucha: como usar o chá probiótico para rejuvenescer a pele
A bebida traz benefícios surpreendentes à pele e já entrou na mira da indústria dos cosméticos
atualizado
Compartilhar notícia
O kombucha é uma bebida gasosa de sabor adocicado que traz diversos benefícios à flora intestinal e, por isso, recebe o apelido de “refrigerante funcional”. Originário da China, é um velho conhecido dos adeptos de um estilo de vida saudável e, agora, segundo especialistas da beleza, tem tudo para entrar, também, no rol de produtinhos favoritos dos amantes de skincare.
Segundo a ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal (SBD-DF), Cristina Salaro, o líquido melhora a saúde da pele e está entre as apostas mais naturais da indústria dos cosméticos. “Rico em probióticos e vitaminas do complexo B, o kombucha já pode ser encontrado na composição de diversos produtos dermatológicos e, de fato, é bem-vindo na hora do skincare“, revela Cristina.
Com a ajuda da dermatologista e da nutróloga Marcella Galez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o Metrópoles desvendou tudo que você precisa saber para incorporar a bebida supersaudável na rotina de beleza.
O que é kombucha?
Descoberto há alguns milhares de anos, o “refrigerante funcional” contém chá (preto, verde ou branco) fermentado, açúcar e, de acordo com a nutróloga, micro-organismos com diversos benefícios ao corpo.
Quais os benefícios para a saúde?
O kombucha tem probióticos (micro-organismos do bem) capazes de facilitar a digestão, melhorar o sistema imunológico, revitalizar a energia, aprimorar a absorção de nutrientes e diminuir a incidência de alergias. Quando feito de chá-verde, ele ainda possui compostos ricos em antioxidantes, ativos excelentes para quem busca manter a jovialidade da pele.
A nutróloga revela que, para sentir os benefícios, o ideal é tomar um copo (de 100 a 300ml) de kombucha por dia. “Algumas pessoas, no entanto, são mais sensíveis e podem sentir impactos negativos no processo digestivo. Nesse caso, o recomendado é reduzir o consumo para apenas três vezes na semana”, alerta Marcella Galez.
A bebida pode ser feita em casa (veja receita aqui) e é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais.
E para a beleza?
Recentemente, a bebida milenar virou alvo da indústria da beleza por sua mistura única de antioxidantes e probióticos. O mix defende a pele dos radicais livres (um dos maiores vilões do envelhecimento precoce), ajuda a combater inflamações, favorece a preservação do colágeno e equilibra a quantidade de bactérias boas da cútis, deixando-a mais jovem, iluminada e bonita.
“O chá probiótico é benéfico, inclusive, para pessoas com pele sensível e rosácea”, afirma Cristina Salaro.
O kombucha já favorece a derme apenas quando ingerido, mas acredita-se que seu uso tópico, por meio de cremes e outros dermocosméticos, traga resultados ainda melhores.
Receitinha caseira
Em entrevista à Vogue, a modelo Isabeli Fontana revelou que um dos maiores segredos de sua pele é usar máscara caseira de kombucha. Ela deu o passo a passo da receita.
Para fazer o kombucha:
- 3 colheres de sopa de chá-verde
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 litro de água
Misture o conteúdo em um vidro esterilizado e deixe fermentar por pelo menos uma semana.
Para fazer o Scoby (symbiotic culture of bactéria and yeast), espécie de camada consistente de bactérias do bem:
– 1,5 litro de água filtrada
– 1 colher de sopa de chá-verde
– 1 colher de sopa de mel
– 100 mililitros de kombucha
Deixe a água ferver, adicione o chá-verde e o mel. Espere esfriar até atingir a temperatura ambiente. Coe o chá em um pote de vidro esterilizado. Adicione o kombucha, tampe com um pedaço de tecido e guarde ao abrigo do sol por até quatro semanas. A mistura vira uma camada consistente de bactérias pró-saúde.
Com a camada pronta, retire a película (com consistência gelatinosa) que se forma por cima e por baixo dela, passe mel na pele e aplique a máscara na face. “Ela serve para limpar o rosto e é ótima para quem tem acne”, declarou Isabeli.
Sobre a receitinha, a dermatologista Cristina diz: “Sou a favor do consumo do chá probiótico e da utilização de cremes à base dele, mas a confecção e aplicação caseira, dele puro ou misturado, não está entre as melhores opções de skincare“. Ela recomenda a avaliação de um especialista antes de testar qualquer “milagrinho caseiro”.
Galeria de produtos
Os dermocosméticos à base de kombucha já viraram febre em países como Estados Unidos e Inglaterra. Pouco a pouco, eles dão o ar da graça também no Brasil.
Abaixo, confira cinco opções fabricadas em território nacional ou com entrega por aqui!