Insatisfeito com o visual grisalho? Saiba como “driblar” a genética
Apesar da biologia ser o principal fator para o aparecimento de fios brancos, stress e ansiedade também desempenham um papel na questão
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos fatos da vida é que a idade chega para todos. Entre os homens, uma questão que pode ser sinônimo de neura é o aparecimento de fios grisalhos na cabeça. De acordo com uma pesquisa publicada pela Genetics Home Reference, até os 50 anos, a maioria dos homens já terá sofrido com o embranquecimento dos cabelos.
Alguns homens orgulham-se e até acham charmoso o visual Willian Bonner, já outros tentam ao máximo atrasar o processo. Será que é possível?
Para responder a essa pergunta, primeiramente, é necessário saber que o principal fator para o aparecimento dos fios acinzentados é a genética, movida pela hereditariedade — homens brancos tendem a ficar grisalhos mais jovens, seguidos dos asiáticos e dos negros, de acordo com o site Guy Counseling.Não há muito o que fazer em relação à genética, certo? Porém, um dos fatores que aceleram o aparecimento de cabelos grisalhos está sob seu controle: o estilo de vida. Stress e ansiedade podem ter um impacto nos hormônios, enviando sinais confusos aos melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, proteína responsável por proteger nossa pele da radiação ultravioleta e dar cor à nossa derme e madeixas.
Portanto, aquele fiozinho solitário que apareceu de repente pode ser tanto um sinal do tempo passando quanto a consequência de uma fase de mais stress e ansiedade na sua vida.
Fumar, deficiência de vitamina B-12, alcoolismo e doenças são outros fatores que contribuem para o aparecimento dos cabelos grisalhos.