Influenciadoras do DF dão dicas para ter cachos e crespos saudáveis
Em conversa com o Metrópoles, seis influenciadores de Brasília revelaram seus segredos para ter cabelos cacheados e crespos saudáveis
atualizado
Compartilhar notícia
Quem tem cabelo cacheado ou crespo sabe como as madeixas precisam de uma maior atenção para ficarem cheias de vida. O movimento de valorização dos fios tem crescido nos últimos tempos e levou influencers a compartilharem abertamente a rotina capilar. No Distrito Federal, não é diferente. Em conversa com o Metrópoles, seis influenciadores de Brasília revelaram seus segredos para ter cachos e crespos saudáveis.
Em consenso, as criadoras de conteúdo defendem que a autoaceitação é a chave do sucesso para cuidar dos fios. Para quem tem esse tipo de fio, acompanhar influencers que dão dicas de produtos e técnicas de finalização ajuda a ter mais segurança e autonomia. Confira abaixo as principais dicas para ter — e manter — as curvaturas sempre bonitas e saudáveis.
Uso de óleos e tônicos capilares
Os óleos e tônicos capilares são grandes aliados para fortificar os fios. Eles podem ser usados em diferentes etapas da rotina, como em tratamentos noturnos, recomendado pela influenciadora Laryssa Schneider. A tiktoker brasiliense de 24 anos tem os cabelos crespos tipo 4a/4b e gosta de passá-los para fortalecer a raiz.
“Eu uso bastante tônico para estimular e fortalecer o crescimento dos fios. Quando faço tranças, sempre trato o cabelo com cronogramas capilares e passo esses produtos para preparar a raiz’’, explica. Laryssa comenta que seus fios são bem sensíveis por conta do uso da técnica de descoloração global.
@laryssaschneiderToda vez que eu penso em sofrer por um feio, chato e calvo, eu lembro que minha mãe me fez com esse rosto♬ som original – LARYSSA SCHNEIDER
A influenciadora, inclusive, já passou por transição capilar em 2018 e cortou os cabelos para acelerar o processo. Agora, ela incentiva outras mulheres a valorizarem os cabelos naturais, deixando de lado o padrão imposto pela ditadura do liso. “‘Cuide do seu cabelo como se fosse seu filho. Não precisa usar produtos caros, mas sim aqueles que se adaptam a sua realidade”, completa.
Cabelos tingidos, tonalizados e descoloridos
Dona de fios cacheados ruivos, Gleici Duarte é farmacêutica e proprietária do Cor e Cachos, salão especializado em ruivos e cachos de Brasília. Expert em tons avermelhados, a influenciadora acredita que se o objetivo é manter o visual ruivo saudável, a rotina precisa incluir máscaras capilares. Ela compartilha suas técnicas para mais de 220 mil seguidores do Instagram.
“Máscaras que possuem ação mais ampla, principalmente de nutrição e hidratação, são sempre bem vindas. Reconstrução é bom usar somente quando a pessoa tem química. Então, eu utilizo os mesmos produtos que indico para as minhas clientes, pois preciso ensinar aquilo que pratico’’, explica. Toucas e fronhas de cetim são suas aliadas no cuidado do dia a dia.
Raphaela Morais é colega de trabalho da Gleici e compartilha da mesma dica que a empresária. A cacheada de cabelos vermelhos conta que faz uso de produtos liberados (sem sulfato, parabeno e petrolato) e indica máscaras pigmentadas para as madeixas coloridas. A influenciadora é adepta às técnicas de low poo e co-wash.
“Além de tirar o pigmento muito rápido, o shampoo acaba ressecando os fios. Então, eu recomendo produtos naturalistas, veganos e liberados com componentes nobres‘‘. E ainda ressalta: ‘‘Sempre procuro entender o que o meu cabelo está precisando naquele dia para, assim, mantê-lo mais nutrido.”
Lavagem e finalização dos fios
O formato dos fios pode influenciar na saúde das madeixas. Quem tem a curvatura do tipo cacheada ou crespa deve se atentar a lavagem do cabelo. Nesse caso, a recomendação de Mari Rodrigues, influencer de 22 anos, é lavar com água gelada. “Além do banho frio, eu uso shampoo e condicionador em barra. Também costumo lavá-lo de 2 a 3 vezes na semana e capricho na hora de finalizar”, diz.
Ver essa foto no Instagram
Em relação à finalização do cabelo, manuseá-lo úmido é a aposta da influenciadora Sophia Dinis. Ela conta que a água facilita a absorção dos ativos dos produtos nos fios, principalmente aqueles que possuem a curvatura 4c, como o seu.
“Antes de tudo, eu passo algum líquido, como spray revitalizante ou até água mesmo, para deixar o cabelo úmido e facilitar o manuseio. Depois, utilizo creme de pentear, que garante a hidratação e maciez dos fios. No final, eu passo algum óleo para selar a hidratação”. A influencer completa: “Não vou mentir que eu sou uma fã de óleos naturais para o cabelo. Meu crespo ama.”
Ver essa foto no Instagram
Escolha dos produtos
No período de transição capilar ou na manutenção dos fios, a escolha dos produtos vai além da finalidade e composição. Nesse caso, a brasiliense Camila Rodrigues opta pelos mais consistentes. “Meu cabelo gosta de produtos um pouquinho mais ‘durinhos’. Mesmo que eu tenha os fios cacheados, escolho usar cremes para curvaturas crespas por serem mais densos“, afirma.
A maquiadora profissional ainda revela passar um ingrediente um pouco inusitado nas madeixas.
“Um produto que eu super recomendo é o azeite de oliva extra-virgem. Ele dá muito certo no meu cabelo, por ele ser mais seco naturalmente. Gosto de usá-lo tanto na finalização, quanto na umectação’’, conta.
Principais dicas
Reunimos um compilado de dicas das influenciadoras para ter cachos e crespos saudáveis:
- Foque na autoaceitação e na valorização de sua curvatura;
- Tenha uma boa alimentação e cuide da saúde de modo geral;
- Busque entender o que seu cabelo gosta para descobrir o que funciona ou não;
- Não é preciso investir em produtos caros ou tratamentos exaustivos;
- Cada curvatura é única. Não saia de um padrão de liso perfeito para um de cacho perfeito.