metropoles.com

Facial ou corporal: veja o tipo de protetor solar ideal para o pescoço

A pedido do Metrópoles, a dermatologista Adriana Isaac elucidou as principais dúvidas sobre o tema

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
protetor solar pescoço
1 de 1 protetor solar pescoço - Foto: Getty Images

A foto de uma idosa de 92 anos que usou protetor solar por quatro décadas apenas no rosto, deixando o pescoço de fora, viralizou nas redes sociais nos últimos dias. No registro, a diferença na qualidade da pele da face e do colo da mulher surpreendeu.

foto colorida do pescoço e rosto de uma idosa
A foto chocou internautas do mundo todo

Para não cometer o mesmo erro da senhora, a pedido do Metrópoles, a dermatologista Adriana Isaac, da clínica Bella Vita Estética Integrada, ensinou como aplicar corretamente o filtro solar.

Facial ou corporal: qual tipo de protetor solar usar no pescoço?

A médica esclarece que todos os filtros solares (faciais ou corporais) protegem qualquer parte do corpo. “A diferença entre as fórmulas faciais e corporais é que as destinadas ao rosto contêm algumas especificações”, explica.

“Tem protetor facial antioleosidade, antiacne, anti-idade e com ação despigmentante. Por isso, os do rosto costumam ter um custo maior”, elucida

Contudo, Isaac recomenda o uso de protetores corporais no pescoço. “Eu geralmente prescrevo filtro solar corporal para o paciente economizar. A finalidade é apenas proteger a região do sol. O corporal não vai custar tão caro e vem em maior quantidade. O custo-benefício é melhor”, afirma.

A dermatologista faz somente um alerta: “Você pode usar um filtro facial no colo, mas nunca um corporal no rosto. A pele da face tem exigências maiores. Usar um produto destinado ao corpo nessa região pode deixá-la mais oleosa, além de causar acne.”

Em quais regiões é preciso passar o filtro diariamente?

Adriana explica que o filtro solar deve ser aplicado nas áreas do corpo que costumam ficar mais expostas ao sol no dia a dia, como rosto, pescoço (especialmente em homens, que não têm a cobertura do cabelo), colo (região do decote), braços e mãos.

“As áreas cobertas pelas roupas já são protegidas fisicamente pelo tecido”, informa.

4 imagens
Ele deve ser usado diariamente para evitar manchas e linhas de expressão
A imagem chocou usuários do mundo todo
1 de 4

O uso do protetor solar é imprescindível

Getty Images
2 de 4

Ele deve ser usado diariamente para evitar manchas e linhas de expressão

Getty Images
3 de 4

Getty Images
4 de 4

A imagem chocou usuários do mundo todo

Universidade Técnica de Munique/Divulgação

 

Quantas vezes é necessário reaplicar o produto?

“Num dia comum, se a pessoa está apenas trabalhando em ambiente fechado, eu aconselho passar de manhã e reaplicar na hora do almoço. Isso para quem não tem problema de pele e não precisa de cuidados a mais. Esse é o básico da prevenção”, ensina.

No geral, a especialista afirma que o retoque depende da exposição do paciente. “Se a pessoa está na praia ou na piscina e dá um mergulho ou pratica alguma atividade física, o tempo de ação do filtro é reduzido, gerando a necessidade de reaplicar o produto rapidamente”, diz.

Em alguns casos específicos, o cuidado deve ser redobrado. “Se a pessoa tem manchas na pele, sofre com melasma ou situações em que qualquer luz do sol ou calor vai piorar aquela mancha, eu indico passar o produto a cada duas horas”, conclui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?