Expert dá dicas infalíveis para ter cachos perfeitos no frio e na seca
O Metrópoles reuniu dicas de Zica Assis, expert em cabelos crespos e cacheados, sobre como manter os cachos impecáveis no tempo frio
atualizado
Compartilhar notícia
O inverno está chegando e, com ele, a necessidade de ajustar a rotina de cuidados com o cabelo. Para quem tem fios cacheados e crespos, as baixas temperaturas, o vento frio e a umidade podem ser desafiadores, exigindo uma atenção especial para manter a beleza e a saúde das madeixas.
Para garantir que os cachos continuem radiantes, é preciso ter cuidados essenciais durante toda a estação mais gelada do ano.
Segundo Zica Assis, expert em cabelos crespos e cacheados, a principal medida é lavar e hidratar as madeixas corretamente. Não consegue usar a água fria na lavagem (ideal para evitar o ressecamento dos fios)? Recorra, no máximo, à água morna.
“A água quente pode prejudicar o couro cabeludo, enfraquecendo-o e, consequentemente, atingindo as raízes do cabelo, além de todo seu comprimento. Por isso, o ideal é enfrentar a água morna ou fria para lavar os cabelos crespos ou cacheados. É garantia de saúde para os fios”, explica a fundadora do Instituto Beleza Natural.
Outro ponto importante do processo é a hidratação, que deve ser feita duas vezes por semana. “Os cacheados e crespos precisam ser hidratados com frequência, pois perdem o óleo natural com rapidez. Use produtos que penetrem nos fios, para deixá-los lindos e brilhosos, em uma rotina completa de lavagem e hidratação duas vezes por semana”, indica.
Na hora de finalizar, ela diz que é importante se atentar à escolha do creme de pentear ideal para o seu tipo de cabelo. “Se o fio é naturalmente mais seco e poroso, vale a pena investir em um creme consistente, para enluvar e encorpar o cabelo. Caso o cabelo seja fino, use um creme menos denso para que os fios não fiquem pesados”, aconselha.
Para não prolongar o tempo de banho e não ficar com a cabeça molhada por muito tempo, Zica dá um conselho de ouro: aposte nas hidratações rápidas. “Existem no mercado excelentes produtos que hidratam os fios no banho, em apenas três minutos, com eficiência, sem a necessidade do uso de toucas térmicas.”
“Mantendo a frequência de lavagens, é possível retirar resíduos que podem enfraquecer os fios, além de causar a temida seborreia (caspa). Não retirar os produtos corretamente e aplicar ainda mais produtos em cima do que já está no cabelo é bastante perigoso para a saúde dos fios: essa reação impede a absorção de nutrientes pela fibra capilar, deixando os cabelos sem vida e quebradiços”, explica.
A especialista aconselha que os cabelos devem ser secados de preferência ao natural.
“Prefira lavar os fios logo pela manhã para que eles sequem durante o dia. Os secadores, quando usados com frequência, enfraquecem as madeixas, além de levantar frizz. Esse enfraquecimento causado pela temperatura do secador deixa os cabelos crespos e cacheados mais quebradiços. Se o uso do secador for imprescindível, opte sempre com o uso associado do difusor, que ameniza os efeitos negativos, dá corpo e ajuda na finalização”.