Excesso de pele ou gordura? Veja como deixar seus braços firmes e bonitos
Descubra o que o universo da beleza pode fazer para eliminar o temido “saquinho de leite”
atualizado
Compartilhar notícia
A flacidez nos braços, também conhecia como “saquinho de leite”, é alvo constante de reclamação nos consultórios de medicina estética. Na maioria das vezes, o problema está relacionado à alteração de peso, ou seja, ao famigerado efeito sanfona.
“A pele dessa região do braço é fina e não muito elástica. Uma vez distendida com o ganho de peso, a gordura faz com que a área fique curva. Então, mesmo após emagrecer novamente, a pele não volta ao estado original, tornando-se flácida”, explica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
De acordo com a especialista, esse indesejável efeito ainda é agravado com o passar dos anos. “Com o avanço da idade, a produção de colágeno diminui, e a espessura da pele fica ainda mais fina e com menos elasticidade, piorando ainda mais a flacidez e podendo apresentar aspecto enrugado”, adverte.
Segundo a profissional, a melhor maneira de evitar o temido “saquinho de leite” é manter uma alimentação equilibrada e realizar exercícios físicos constantes. “Nos braços, temos vários músculos que, quando exercitados, podem aumentar de tamanho e, assim, preencher o excesso de pele. Porém, a capacidade do músculo de preencher e compensar a sobra depende do grau de flacidez de cada paciente”, revela.
Para tratar quadros mais severos de flacidez, a solução é investir em procedimentos estéticos. Se houver apenas falta de firmeza na pele, por exemplo, tratamentos que estimulam a produção de colágeno são os ideais. Se o problema for apenas uma pequena quantidade de gordura sem sobra de pele, a lipoaspiração ou a criolipólise pode conferir os resultados desejados. Se houver acúmulo de gordura ou muita sobra de pele, o indicado é a cirurgia plástica.
“Em casos em que há grandes excessos de gordura ou sobra de pele, a conduta é cirúrgica. Porém, por ser muito fina e pouco elástica, a pele dessa área não responde muito bem a esse tipo mais invasivo de procedimento estético. Em casos de corte, a cicatriz pode não apresentar uma qualidade muito boa e, por ser grande, acaba ficando visível, mesmo que seja bem colocada”, alerta a cirurgiã. Ela aconselha o tratamento precoce do problema para não precisar recorrer a medidas drásticas.
De acordo com a médica, as maneiras mais eficazes de combater a flacidez nos braços são:
- Dieta balanceada;
- Prática constante de exercícios físicos;
- Procedimentos com foco em estimular a produção de colágeno, como Sculptra e ultrassom micro e macrofocado;
- Lipoaspiração, técnica para retirar gordura localizada por meio de sucção feita com uma cânula;
- Criolipólise, tratamento não invasivo que reduz medidas por meio do congelamento de células adiposas.