Compartilhar notícia
Que atire a primeira pedra quem nunca fez aquela tradicional promessa dizendo que não iria exagerar no chocolate durante a Páscoa e quando foi ver: lá se foi mais um ovo, uma barra… e assim por diante. Na segunda-feira, a realidade bate na porta especialmente para aquelas que são mais propensas à acne. O que fazer agora? Será mesmo que o ovos são vilões nessa história?
Pensando em tudo isso, a revista consultou a dermatologista Renata Vasconcellos, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a farmacêutica Iluska Torezani, que explicam todos os cuidados que devemos ter nesse período e desmistificam os mitos.
Em primeiro lugar, a pergunta de milhões: todos os chocolates causam ou ajudam na proliferação de espinhas? A resposta é sim, mas não é culpa do cacau, seu principal ingrediente.
“Por ter um alto índice glicêmico, o chocolate rico em açúcar leva a um aumento na produção de glândulas sebáceas. O que acorre é que a glicose chega ao sangue mais rápido devido a esse alto índice, estimulando um pico de insulina, que leva o açúcar para dentro da célula aceleradamente, o que pode agravar a acne em quem tem predisposição para o quadro”, explica Renata.
De fato, essa é a época do ano em que mais consumimos chocolates e itens similares. O recomendado, para aproveitar o momento sem descuidar da pele é consumo moderado.
“Dê preferência àqueles com 70% de cacau e baixo teor de açúcar. Mantenha uma rotina de cuidados com a pele, com higienização, tônicos, protetor solar e hidratante indica para o seu tipo de pele”, indica Iluska.
Continue lendo na revista Todateen, parceira do Metrópoles.