Ex-BBB Eliezer revela que tem alopecia: “Difícil segurar a barra”
O Metrópoles conversou com dois especialistas em alopecia para saber mais detalhes sobre o quadro do ex-BBB Eliezer
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-participante do Big Brother Brasil 22 Eliezer relatou que desenvolveu alopecia após “onda de hate” contra ele. Segundo o influenciador digital, a doença veio depois de anunciar a gravidez de Viih Tube, que também participou do reality global.
Por meio de uma caixa de perguntas nos Stories do Instagram, o influenciador mostrou imagens de espaços sem fios de cabelo no couro cabeludo.
“Depois que a gente tornou pública a gravidez, eu sofri uma onda de hate absurda na internet. Lembram disso? Fiquei bem mal, tive um episódio psicológico bem pesado e a consequência foi a alopecia, meu cabelo foi caindo e abrindo esses buracos na minha cabeça”, escreveu.
Em outro vídeo, ele também falou sobre a maneira como as pessoas se posicionam na internet. “A gente nunca imagina o impacto que as palavras têm na vida dos outros. Tem muita gente que fala só pelo prazer de estar destilando o ódio. Mas está tudo bem, meu cabelo já cresceu. Já melhorei e evoluí. Foi difícil segurar a barra. A gente tinha acabado de anunciar a gravidez, a Viih estava muito frágil também e ficou muito mal também”, contou.
Entenda a doença
De acordo com Fernanda Nichelle, médica especializada na área estética, a alopecia é uma condição que aumenta a queda de cabelos e pelos no corpo e interfere no crescimento capilar. “Pode ser causada por diversos fatores, como variações hormonais, questões nutricionais, emocionais, condições inflamatórias e autoimunes”, explicou ao Metrópoles.
Ela conta que existem vários tipos de alopecia. “Existe a alopecia androgenética, por exemplo, popularmente conhecida como calvície. Existe também a ‘alopecia areata’, doença autoimune, é como se o organismo ‘estranhasse’ o folículo do cabelo e ele começa a cair, e pode ser agravada pelo lado emocional, entre outros tipos”, comenta.
Para o tratamento, a expert ressalta que o mais importante é sabermos exatamente qual o tipo de alopecia através de um diagnóstico completo, para indicarmos o mais adequado. “Quando está ligado ao emocional, o tratamento é feito de modo multidisciplinar”.
O médico tricologista João Gabriel Nunes analisou e acredita que a condição do ex-BBB é da alopecia areata. “Ela pode afetar homens e mulheres, sendo mais comum em pessoas jovens. É uma doença inflamatória e não contagiosa, que pode ocorrer em placas circulares como no caso do Eliezer ou até de forma global, perdendo quase todos os fios de cabelo (alopecia areata total)”, complementa.
Para o tratamento desse tipo específico, ele recomenda medicamentos anti-inflamatórios em loção e injetáveis.