Especialistas ensinam como manter as maquiagens sempre organizadas
Colocar a make em ordem evita estresse e o uso de produtos vencidos ou estragados
atualizado
Compartilhar notícia
O ano que se aproxima traz a chance de viver novas experiências e mudar alguns hábitos, como o da desorganização com os itens de maquiagem. Colocar a make em ordem facilita o uso e evita que produtos vencidos ou estragados prejudiquem a sua pele, podendo causar alergias, irritações e até acne.
Além disso, segundo a especialista em organização do método KonMari Kristyn Ivey, em entrevista ao site Allure, deixar o nécessaire em dia é algo que está diretamente conectado com a ordem interior. “É uma verdadeira forma de autocuidado”, explicou.
Confira truques para facilitar o processo de organização das maquiagens:
Verifique prazos de validade
O primeiro passo é checar o prazo de vencimento de cada um dos produtos. Vencidos, eles podem causar infecções e irritações à pele. “Os ingredientes ativos e conservantes começam a se tornar menos eficazes”, explicou o químico de cosméticos Ron Robinson, também à Allure.
Caso não consiga analisar a data, tente recordar o momento em que comprou por fotos ou pelo histórico de compras em cartões e e-commerces. Mas, em geral, segundo Robinson, “produtos para olhos devem ser jogada fora após três a seis meses”. Já os dos lábios costumam vencer no período de um ano.
No caso de bases, blushes e outros itens para o rosto, a recomendação também é descartar após um ano depois de abertura da embalagem. Produtos em pó, por sua vez, podem ser utilizados por até 18 meses.
Agora que você já sabe, uma boa dia para facilitar a organização no futuro é sempre anotar a data de validade ao obter a make em algum bloco de anotação, na agenda ou em um papel grudado na embalagem.
Aprenda a hora de descartar
Mesmo que a data de validade ainda esteja em dia, o ideal é jogar o produto fora se algo soar estranho. Textura, cheiro ou pigmentação incomum são alguns dos sinais de que chegou a hora do descarte. Isso acontece por conta da exposição a dedos sujos, armazenamento inadequado ou por deixar a tampa aberta por um tempo elevado.
O mesmo vale para as ferramentas de aplicação. “Um sinal de que seus pincéis podem precisar ser substituídos é se eles não recuperam a forma após a lavagem”, pontuou Marc Reagan, diretor de arte, educação e eventos da marca Hourglass Cosméticos.
Livre-se do que não usa com frequência
O próximo passo é renovar o nécessaire. Itens que não são utilizados há muito tempo ou que não combinam com seu estilo e personalidade devem ser direcionados ao lixo ou doação, se estiveram na validade ou em bom estado. O espaço vago pode ser ocupado por novas maquiagens, que, provavelmente, serão melhor aproveitadas.
Higienize o que resta
A make que superou a sessão de descarte deve ser desinfectada. No caso dos pincéis, esponjas e outras ferramentas de aplicação, a orientação dos especialistas é higienizar após cada uso com borrifadas de álcool. Uma vez por mês, coloque-os em um recipiente com água morna e algum limpador suave, como xampu ou sabonete líquido.
Para os produtos, limpe a embalagem com álcool com frequência e evitar deixar em contato com sujeiras.
Cuidado com o armazenamento
Por fim, facilite a organização com a adesão a um sistema de armazenamento próprio. Deixe o que usa mais à vista, e guarde os demais objetos por categorias. “Você não precisa de 50 delineadores pretos obstruindo seu espaço. Mantenha os que usar à mão e os outros claramente identificados e guardados”, afirmou Phillips.
Independente da alternativa escolhida, como caixas, prateleiras ou nécessaires, mantenha os produtos distantes da luz natural e dos banheiros. O sol pode desbotar e prejudicar a consistência das makes, enquanto o banheiro, por ser quente e úmido, pode acelerar o crescimento bacteriano na maquiagem e encurtar a vida útil dos produtos.