Escova secadora X secador: qual é menos prejudicial para o seu cabelo?
Dermatologistas elucidam a questão e dão dicas de uso para evitar estragos irreparáveis aos fios
atualizado
Compartilhar notícia
Imprescindíveis na vida da mulher moderna, a escova secadora e o secador otimizam a rotina de quem lava e seca o cabelo longo praticamente todos os dias. Mas, como qualquer ferramenta de calor, esses equipamentos podem estragar (e muito!) os fios, sobretudo se forem utilizados indiscriminadamente.
O que mais agride a saúde das madeixas e, por isso, requer maiores cuidados é a escova secadora, conforme explica a dermatologista Ana Magella, da Clínica Corporeum. “A escova secadora prejudica mais a fibra capilar porque, ao contrário do secador, que pode ser posicionado longe do cabelo, a placa de metal dela fica em contato direto com os fios”, elucida a médica.
Segundo a também dermatologista Fátima Tubini, os danos causados pela escova vão desde uma simples desidratação até a perda de proteínas que fazem parte da estrutura capilar, deixando os fios mais fracos e quebradiços.
Para evitar esses estragos, as especialistas indicam o uso de protetor térmico antes de modelar as madeixas, modelagem essa que deve ser realizada ocasionalmente e com o cabelo parcialmente seco, uma vez que os fios molhados ficam consideravelmente mais sensíveis.
“Com uma boa terapia capilar, higienização, hidratação e uso de protetor térmico, podemos utilizar tanto a escova quanto o secador sem problemas. Só devemos evitar o uso diário, pois quanto maior a exposição, maior o dano”, concluem as médicas.
Ou seja, uso liberado, mas com ressalvas.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia