Entenda a diferença entre as águas micelar, dermatológica e termal
Enquanto uma atua como demaquilante, outra é indicada para hidratação e frescor e há ainda uma versão genérica
atualizado
Compartilhar notícia
Queridinhas das francesas e curingas presentes nas necessaires das celebridades mais badaladas, as águas termais e micelar são produtos que já fazem parte do cotidiano de muitas brasileiras.
Recentemente, mais uma novidade aquosa passou a integrar o time de opções de beleza: a água dermatológica. Para não deixar dúvidas sobre as principais diferenças entre cada produto e suas indicações, a dermatologista Adriana Isaac, do Instituto La Santé, explica cada detalhe dos dermocosméticos.“Esses produtos têm algo em comum: não têm contra-indicação, são soluções isentas de efeitos irritantes e não causam o famoso “rebote”, muito ligado à oleosidade”, explica Adriana.
Confira as dicas dadas ao Metrópoles:
Água termal
São soluções originárias de termas francesas. “As águas extraídas dessas fontes têm o PH diferenciado e são conhecidas mundialmente por serem ricas em minerais, sem nenhuma adição química”, explica a médica. “São muito indicadas para tonificação, hidratação e para acalmar a pele após procedimentos como peeling, laser ou microagulhamento”, completa.
“A água termal também reduz a vermelhidão da derme, acelera a cicatrização e refresca. Por isso é tão comum ser utilizada durante o verão ou no dia a dia antes de aplicar a maquiagem, por exemplo”, diz a especialista.
Marcas mais famosas: “Vichy, La Roche-Posay e Avène e cada uma dessas propostas tem suas especificidades”.
Água Micelar
É um produto com proposta demaquilante, para limpeza.”A água micelar tem esse nome porque é enriquecida com micelas (agregados de moléculas que envolvem a gordura da pele e extraem a sujeira e óleo absorvidos)”, ensina Adriana. “Não se trata de uma solução oleosa e pode ser uma boa alternativa aos demaquilantes e tônicos, já que geralmente não possuem álcool e corantes”, sugere.
Marcas mais famosas: “Bioderma, L’Oréal e Caudalie são as favoritas dos maquiadores”.
Água Dermatológica
Trata-se da versão genérica e tupiniquim da água termal. “As águas dermatológicas são fabricadas em laboratório e têm propriedades antioxidantes. Essas soluções adicionadas de sais minerais têm o PH criado artificialmente para serem mais aceitas pela pele”, conta a expert. São indicadas para os mesmos fins das águas termais, como depois de lavar o rosto, após a depilação, no pós-sol e pós-procedimentos.
Marca mais famosa: “Profuse”