Efeito Jade Picon: como “salvar” cabelos altamente danificados?
Influenciadora virou meme após surgir com os fios bastante ressecados durante o BBB22. Expert ensina como evitar e reverter danos capilares
atualizado
Compartilhar notícia
Entre as participantes mais comentadas do BBB22, Jade Picon sempre está em pauta nas redes sociais. Recentemente, o nome da influencer foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter por conta de suas madeixas, que estão sofrendo com o confinamento.
Antes mesmo de entrar na casa, Jade esperava enfrentar dificuldades para cuidar dos fios. Ela tinha o cabelo totalmente platinado, mas ao se preparar para o reality, decidiu voltar ao castanho natural. A decisão foi pensada para minimizar os danos às madeixas, mas eles ainda assim ocorreram.
Segundo Jackeline Alecrim, cientista expert em saúde capilar, os danos visíveis no cabelo da sister são resultado dos processos químicos, especialmente da descoloração anterior ao programa.
“Para que a descoloração aconteça, as substâncias químicas precisam penetrar através da cutícula do cabelo e atingir uma região muito sensível que se chama córtex, onde estão presentes os nutrientes e componentes estruturais do fio”, diz.
Por conta dessa particularidade, o processo pode causar alterações na estrutura do fio. Se não reparadas, elas podem levar ao temido corte químico ou à desidratação extrema, caso da influenciadora.
Como Jade Picon, aprenda a ir do loiro ao castanho sem detonar os fios
Uma vez feito o estrago, tem solução?
Diante de madeixas extremamente danificadas, a solução é, de fato, passar a tesoura. Contudo, nem todas são causas perdidas. Como explica a médica tricologista Luciana Passoni, hidratação, nutrição, umectação noturna e outros cuidados são essenciais para tentar recuperar o tempo perdido.
Como bem fez Jade ao entrar no BBB22, o óleo capilar é um grande aliado para salvar as madeixas, em um processo chamado umectação. É recomendado aplicar o produto de tratamento — de coco, macadâmia ou abacate, por exemplo — nos cabelos secos e dormir com ele nos fios (ou deixá-lo agir por, no mínimo, duas horas).
Além do tratamento, seguir um cronograma capilar — com as devidas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução —, jamais dormir com o cabelo molhado e evitar, ao máximo, as fontes de calor, como chapinha, secador e babyliss podem devolver a “vida” às causas perdidas.
A alimentação também pode servir de catalisador para acelerar a recuperação. “Ingerir alimentos ricos em vitaminas do complexo B, por exemplo, ajuda a manter os fios saudáveis. Eles auxiliam o sistema imunológico e promovem a regeneração celular, incluindo o crescimento dos cabelos”, ensina Passoni.
São fontes dessas vitaminas ovos, peixes, leite e derivados, castanhas, abacate e vegetais verdes (brócolis, couve, espinafre, rúcula). Lembre-se: o cabelo também é um reflexo do seu bem-estar.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.