Dossiê da acne no bumbum: causas, tratamentos e maneiras de evitá-la
Dermatologista ensina a exterminar as incômodas marquinhas no derrière
atualizado
Compartilhar notícia
Sofre de acne no bumbum? Calma, você não está sozinha. Ciente do número robusto de vítimas do problema, a Allure, revista norte-americana especializada em beleza, escalou uma renomada dermatologista para ensinar as leitoras a diagnosticar, tratar e evitar as marquinhas nessa região do corpo.
As dicas da médica são libertadoras para as mulheres que sofrem desse incômodo, já que elas ajudam as vítimas a voltar a vestir um biquíni com autoconfiança, sem medo de deixar uma (ou várias!) espinhas à mostra.
Acne ou foliculite?
Segundo a especialista, na verdade, as mulheres não costumam ter acne no bumbum, e sim foliculite. “A foliculite é uma inflamação ao redor dos folículos capilares que pode ser desencadeada pelo uso de roupas muito justas ou até mesmo pela depilação”, explica a médica Shereene Idriss, baseada em Nova York.
A condição geralmente se manifesta por meio de protuberâncias pequenas e superficiais, que tendem a causar coceira e dor.
Como tratar a região?
Em primeiro lugar, você deve higienizar bem a área. Para isso, prefira sabonetes à base de peróxido de benzoíla, ácido salicílico e chá-verde, para acalmar a pele enquanto limpa. “A foliculite, no entanto, nem sempre é causada apenas por bactérias. A condição também pode ter como vilão os fungos”, alerta Shereene.
Se esse for o seu caso, você precisará colocar as mãos em um medicamento antifúngico, como shampoo anticaspa — isso mesmo. Segundo a matéria da revista gringa, basta aplicar o produto nas nádegas, deixar agir por alguns minutos e voilà, o problema será amenizado.
Hidratar o bumbum é outra medida importante, em ambos os casos.
O que não fazer na intenção de contornar o problema?
Esfoliar a área inflamada com bucha ou esponja é terminantemente proibido. “As pessoas pensam que estão fazendo um favor a si mesmas agindo dessa maneira, mas estão piorando a inflamação, que pode até deixar cicatrizes”, diz a médica.
O suor ainda pode prejudicar o quadro. Ou seja, após exercitar-se, você deve tirar imediatamente a roupa molhada da academia. Também é importante evitar depilar o derrière com lâmina.
Como evitar o incomodo?
Se você tem tendência a irritações, o uso regular de esfoliantes suaves ajuda a manter a superfície da pele lisa. Manter o bumbum livre de suor é outra dica valiosa.
Se tudo isso falhar, fale com seu dermatologista, que pode te orientar melhor sobre como exterminar o problema.