Dia da Mentira: especialistas apontam os cinco maiores mitos da beleza
Alguns dos boatos, desmascarados por dermatologistas e maquiadores a pedido do Metrópoles, vão te surpreender
atualizado
Compartilhar notícia
Celebrado todos os anos em 1º de abril, o Dia da Mentira abre margem para diversas brincadeiras, mas também propõe muitas reflexões relevantes. Entre elas, a importância de detectar mitos que estão tão enraizados no inconsciente coletivo que passam a valer como verdade.
Para descortinar essas fake news da beleza, o Metrópoles escalou dermatologistas e maquiadores. Alguns boatos desmascarados por eles vão te surpreender!
1. Pele oleosa não precisa de hidratação
Segundo a dermatologista Cristina Salaro, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal (SBD-DF), a hidratação é essencial para todos os tipos de pele. As oleosas, no entanto, merecem produtos hidratantes mais leves, como dermocosméticos de toque seco e efeito mate.
2. Cortes regulares estimulam o crescimento capilar
A tricologista (dermatologista especializada em saúde capilar) Juliana Annunciato diz que o corte regular ajuda a fortalecer os fios, mas não impacta o crescimento.
3. Skincare nunca é demais
Outra crendice popular. Fazer esfoliação todos os dias, por exemplo, pode danificar (e muito) a barreira protetora da pele. “A limpeza, tonificação e hidratação da pele devem ser diárias. Já a esfoliação é recomendada apenas uma vez por semana”, alerta a dermatologista Simone Neri.
4. Corretivo e base ressaltam rugas e linhas finas
“Hoje, graças à nanotecnologia, nós temos muitos produtos fluídos e de alta cobertura que camuflam as imperfeições da pele de maneira surpreendentemente suave e natural, sem criar uma camada espessa ou destacar linhas finas”, revela o maquiador Antonio Barbosa, do salão D Concept Brasília.
5. Olho tudo, boca nada
A maquiadora Jessica Almeida defende que as mulheres podem, sim, usar sombra escura e batom vibrante na mesma maquiagem. “Dependente muito da maneira que você constrói a make. Às vezes, um olho preto esfumado fica ótimo com um batom vermelhão”, sustenta.