Dermatologista Danglades Eid ensina a amenizar olheiras e inchaço nos olhos
Devido à pandemia, muitas mulheres têm sofrido de insônia e cansaço, que se refletem na área dos olhos
atualizado
Compartilhar notícia
A rotina de muitas mulheres mudou radicalmente após o início da pandemia de coronavírus. O trabalho em home office, os cuidados com os filhos, a educação a distância, a preocupação com a própria saúde. Essa e outras mudanças têm custado noites de sono, que se refletem diretamente na qualidade pele e, sobretudo, na área dos olhos. Pensando nisso, selecionamos dicas da dermatologista Danglades Eid para ajudar a aliviar os sintomas.
Recentemente, um artigo da revista científica The Lancet mostrou que pessoas que já enfrentaram outras epidemias antes (como a de H1N1) apresentavam maiores níveis de estresse, ansiedade, insônia, irritabilidade, medo e desesperança quanto ao futuro. Diante de um cenário imprevisível, o cansaço se torna nítido no olhar. Olheiras e inchaço na região surgem como queixas frequentes.
Em momentos como esses, rituais simples em casa podem ter resultados expressivos. Mas é preciso certos cuidados.
“A área dos olhos é delicada. Além da questão da pele, é preciso ter cuidado para não deixar nada cair dentro deles”, ensina a dermatologista Danglades Eid, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, e nome à frente da clínica Dermanuance.
Segundo a profissional, as famosas rodelas de pepino e compressas de chás gelados são artifícios fáceis e que ajudam a descongestionar essa região. “Não precisa ser o saquinho do chá. Você pode molhar um disco de algodão com a bebida e aplicar suavemente nos olhos”, ensina a médica.
Massagem facial
Outro conselho é a massagem facial. “Faça uma drenagem bem suave na região, principalmente se tiver um creme ou sérum que já use, indicado por seu médico. Faça uma pequena pressão da região lacrimal até a parte externa, em movimentos contínuos ou pausados. O ideal é realizar esse ritual pela manhã, quando o rosto está mais inchado”, recomenda.
Sucesso com o público millennial, rolinhos de pedras, como a jade, podem colaborar nessa missão.
Se o motivo, porém, for flacidez causada pela idade ou problemas vasculares na região, é necessário se submeter a algum procedimento, como laser ou peelings.
De cara limpa
Aproveite que está em casa e evite usar maquiagem nessa região. Aposente o rímel e use apenas se for extremamente necessário. “Algumas maquiagens acabam escorrendo um pouco, e parece que a olheira está mais pigmentada. Use um demaquilante e fica tudo certo”, emenda. Quem tem alergia, por exemplo, pode ter uma piora estética com o uso desses produtos.
Não esqueça do protetor solar. Nos últimos anos, a incidência de câncer de pele nas pálpebras aumentou em 10%. “Um conselho é usar óculos escuros com proteção UVA e UVB”, recomenda.
Lançamentos recentes
Veja algumas novidades da indústria cosmética para a área dos olhos: