Dermatologista analisa linha de skincare de Michelle Bolsonaro
A ex-primeira-dama do Brasil acaba de lançar dermocosméticos em parceria com o maquiador Agustin Fernandez. Veja se os produtos são eficazes
atualizado
Compartilhar notícia
Após dar uma de influenciadora de beleza ao divulgar produtos do maquiador Agustin Fernandez nas redes sociais, Michelle Bolsonaro acaba de lançar uma linha de skincare em parceria com o beauty artist, um dos melhores amigos da ex-primeira-dama. A data para anunciar a novidade foi escolhida a dedo pela dupla: 22 de março, aniversário da ceilandense.
São dois kits assinados por Michelle, nome cotado para disputar cargo majoritário nas eleições de 2026. O primeiro, diurno, é vendido a R$ 149,90 na Loja do Divo, site da marca homônima de Augustin Fernandez. O compilado contém um sabonete de limpeza e um hidratante, ambos destinados aos cuidados com o rosto.
Já o kit noturno, também comercializado a R$ 149,90, contém outros dois produtos faciais: uma máscara peel off e um sérum nutritivo.
“Muitas são as especulações sobre nossa amizade, mas a verdade é que ela é firme e bem nutrida. Por isso, decidimos unir forças e, inspirados na nossa amizade, desenvolvemos juntos uma linha completa de skincare que nutre e ‘reafirma’ sua pele”, dizem Michelle e Augustin, em vídeo lançado nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Em nota, a assessoria de Michelle afirma que “a iniciativa pode ser vista como um exemplo para as mulheres do Brasil, inspirando-as a se realizarem em todas as áreas da sua vida”. “Todas nós somos capazes de conciliar a atuação na família e carreira, tendo fôlego ainda para empreender”, frisa o texto.
Segundo a assessoria, o empreendimento “não entrará em choque com as agendas políticas de Michelle, enquanto nova presidente do Partido Liberal Mulher”.
Um dia após o lançamento, os produtos já foram avaliados com nota máxima no e-commerce da marca por admiradores da esposa de Jair Bolsonaro (PL) e do profissional da beleza.
Dermatologista analisa produtos
A pedido do Metrópoles, a dermatologista Cristina Salaro, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal (SBD/DF), passou um pente-fino na composição dos itens assinados por Michelle Bolsonaro. A seguir, ela revela se os dermocosméticos são realmente eficazes.
Kit diurno
“No kit diurno, há um sabonete facial com o composto AQUA SF1, um polímero que confere uma boa reologia em produtos com água e óleo que eu, particularmente, gosto muito e escolheria, caso lançasse a minha própria linha de beleza”, aprova a médica.
O hidratante facial Magic Effect, por outro lado, promete um contrassenso, na opinião da especialista. “Na teoria, ele diz fechar os poros e diminuir a oleosidade, enquanto hidrata a pele. Nesse caso, seria mais apropriado chamá-lo de sérum”, avalia. Cristina ainda diz desconhecer o elemento NOVEMER listado nos componentes do hidratante: “Nunca ouvi falar”.
Ambos os itens diurnos contêm cristais de quartzo, componente geralmente usado em esfoliantes faciais, de acordo com a profissional. “Me surpreende dermocósmeticos sem enxágue com cristais de quartzo”, observa. “Nunca vi esse tipo de uso”, fala, demonstrando estranhamento.
Kit noturno
Sobre os dermocosméticos noturnos, a médica indica observar o comportamento da pele ao usar a máscara peel off pela primeira vez. “A máscara é rica em óleo de rícino, um ingrediente vegetal hidratante que não pode ser usado puro na pele. Por essa razão, eles adicionaram glicerina, a fim de suavizar a fórmula. Mesmo assim, não indicaria o produto para uso diário”, opina.
A novidade ainda tem colágeno em determinadas fórmulas, componente pouco ineficaz em produtos de uso tópico, segundo Cristina. “As partículas são muito grandes, a pele não consegue absorver bem. Indico o colágeno em pó, para tomar via oral”, diz. O ácido hialurônico, também presente em algumas fórmulas, entretanto, tem benefícios comprovados cientificamente, nas palavras da médica, quando aplicado diretamente na cútis.
Já o sérum facial para a noite, com lanolina e pantenol, tem a aprovação da dermatologista, para peles normais a secas. “A dupla é indicada até para tratar lesões na pele. São bons ativos, ótimas escolhas”, atesta. O item ainda é rico em extrato de amaranto, fonte de zinco, vitamina A e proteínas. “Interessante para combater o envelhecimento. O componente mais interessante de todos da linha, na minha opinião”, sublinha.
Considerações finais
Por fim, a dermatologista declara gostar desse tipo de lançamento, rico em ativos naturais, mas destaca que, para averiguar adequadamente a eficácia dos produtos, precisaria analisá-los presencialmente.