Depilação a laser deixa o homem estéril? Especialista responde
Se você tem medo de fazer depilação a laser com medo de ficar estéril, o Metrópoles consultou uma especialista, que avalia a possibilidade
atualizado
Compartilhar notícia
A depilação a laser é um atrativo tentador para quem deseja se livrar dos pelos. Apesar de parecer ser um mercado majoritariamente feminino, os homens também têm aderido à prática com cada vez mais frequência. No entanto, ainda existem algumas dúvidas e medos, principalmente entre eles, no que diz respeito à técnica.
Um dos mitos mais difundidos é o de que esse tipo de depilação, se feito no saco escrotal, pode causar esterilidade. A máxima não é verdadeira, como explica a fisioterapeuta Ana Martins:
“A depilação íntima masculina, no saco escrotal (testículos), é totalmente segura. A ação do laser se restringe ao folículo piloso, como é conhecida a raiz do pelo”, explica a profissional, que também é diretora clínica da Dr. Laser.
Ainda de acordo com Martins, a ação do laser não atinge outras áreas que não seja o folículo. “O feixe de luz de alguns tipos de lasers, como o diodo, possui um cumprimento de onda de 810 nano milímetros e pode ser utilizado em praticamente todas as partes do corpo, inclusive no saco escrotal, virilha, glúteos e entre glúteos”, explica.
Sem contraindicação, a profissional ainda pontua que qualquer pessoa pode aderir à depilação a laser. “Existem diversos benefícios na técnica: é rápido e absolutamente tolerável, não causa inflamações e nem outros tipos de irritações na pele, e ainda previne o surgimento de pelos encravados e foliculites”, pontua.
Depilação segura
Para quem tem interesse em fazer a depilação, a fisioterapeuta faz ressalvas apenas quanto ao local e profissional escolhidos. Ana Martins explica que é preciso escolher quem tenha um amplo conhecimento tanto da técnica quanto das áreas do corpo.
“Em pele sensível, o procedimento a laser sempre inspira mais cuidados em relação aos parâmetros e à técnica utilizada. Por isso, a importância de escolher uma rede com profissionais qualificados e experientes, que saibam identificar e aplicar esses parâmetros”, alerta.