Da mesa à make. Conheça 5 marcas nacionais de maquiagens orgânicas
Óleo de coco, cúrcuma e abacate. Parece lista de compras, mas os ingredientes fazem parte da formulação das novas makes naturais e orgânicas
atualizado
Compartilhar notícia
Nem só de verduras e raízes orgânicas se faz uma rotina saudável. A onda do consumo consciente e cada vez mais longe de toxinas e agrotóxicos tem saído da cozinha e ocupado espaço também na rotina de beleza das mulheres.
Tanto que, do ano passado para cá, pelo menos três novas marcas de cosméticos orgânicos surgiram no mercado nacional, com conceito bem mais sofisticado e fino do que as antigas etiquetas “naturebas” que ocupavam prateleiras solitárias de pequenas lojas naturais.
O público também se sofisticou. Alcançou blogueiras e influenciadoras digitais e chegou até os camarins de semanas de moda. Na última São Paulo Fashion Week, por exemplo, as maquiagens de embalagem minimalista da Simple Organic fizeram a beleza do desfile da À La Garçonne e, mais recentemente, estiveram também nas mãos de maquiadores no evento de moda autoral Casa de Criadores.A marca foi lançada em março, pelas mãos de Patrícia Lima, editora-chefe da revista independente de moda Catarina, de Florianópolis. Pouco antes, em janeiro, o mercado de beleza já havia acolhido a Baims, da brasileira Luisa Baims em sociedade com o marido, alemão. Logo, a marca já nasceu binacional, com sede nos dois países, embora a produção seja mesmo tupiniquim. Alana Rox, do programa “Diário de uma vegana”, no GNT, foi a escolhida para ser a embaixadora da marca do Brasil.
Confira essa e outras marcas “do bem” para rechear a nécessaire sem peso na consciência:
1. Baims
A marca foi batizada com o sobrenome da fundadora, Luisa Baims, e lançada entre o final de 2016 e o início de 2017 com direito a menção em revistas especializadas e tudo. A linha de maquiagem é bem completa e inclui desde os primers para a pele até bases, batons, iluminadores e blushes. Tudo vegano, livre de crueldade e com o selo da Ecocert de certificação orgânica. Entre os ativos, a marca usa óleos naturais, como de abacate, açaí, de amêndoas, de argan, limão e de semente de damasco
A marca caiu no gosto de algumas celebridades e gente que prega uma vida saudável na internet ao se lançar no mercado praticamente como uma “comida de passar na pele”. A lista de ingredientes dos hidratantes e manteigas, com óleo de coco, abacate, jabuticaba, cúrcuma e lichia, parece basicamente a dispensa dos blogueiros naturebas.
Além disso, as embalagens minimalistas e finas também não ficam nada mal na pia do banheiro. Os produtos levam selo Ecocert – o que significa que são produzidos com no mínimo 95% de matéria-prima natural, sendo 10% proveniente de produção orgânica.
3. Organela
A marca de Joinville, Santa Catarina, nasceu a partir da necessidade da fundadora de encontrar produtos que não fossem agressivos à sua pele sensível e alérgica. Foi assim que Fernanda Santa Cruz descobriu a maquiagem natural. Os produtos da Organela também possuem certificado Ecocert de orgânicos, são livres de crueldade (não passam por testes em animais) e veganos.
4. Dona Orgânica
Além da embalagem charmosa, feita em bambu, os produtos conquistam também por serem 100% orgânicos e, com exceção do batom (que contém cera de abelha), também veganos. A linha traz batons, sombras unitárias, máscara, gloss, blushes e um balm labial com embalagem prática, de pincel. Os produtos têm entre os ingredientes óleos vegetais como os de coco, de oliva e de babaçu e perfume natural. A marca não tem e-commerce, mas os produtos são encontrados em lojas especializadas.
5. Vymana
As embalagens coloridas da Vymana trazem opções orgânicas e sem crueldade para quem quer investir em beleza sem precisar apelar para químicas e nomes impronunciáveis de ingredientes. A linha inclui ainda produtos para higiene da pele, como um demaquilante natural. Também sem e-commerce, a marca é encontrada em lojas virtuais especializadas em produtos naturais e veganos.