Cutículas perfeitas: veja 3 dicas para cuidar das unhas no verão
Tirar apenas o excesso das cutículas, secar bem as mãos após o banho de mar e hidratar a região são as recomendações dos especialistas
atualizado
Compartilhar notícia
O início do ano é sinônimo de férias — e muitas pessoas aproveitam a folga para viajar para a praia. O período à beira mar, porém, pede cuidado redobrado com as unhas, especialmente se você faz alongamento com gel ou usa fibra de vidro.
O Metrópoles conversou com dois especialistas para pegar dicas práticas e fáceis de serem incorporadas aos dias de férias. A ideia é cuidar das unhas, sem atrapalhar o roteiro ou gastar dinheiro.
1. Hidrate bastante as “garras”
A manicure Rose Izidro, que trabalha na área há três décadas, reforça que manter as mãos e a região das cutículas hidratadas é essencial para ter as unhas bonitas. A profissional recomenda o óleo de coco – que pode ser usado no cabelo e até incorporado à alimentação.
“O óleo de coco, um produto natural, é bom para tudo. É uma forma de recuperar a unha dos danos causados pela água salgada ou pelo cloro da piscina, além de manter a hidratação em climas secos como o de Brasília”, recomenda Rose Izidro.
Vale lembrar que a hidratação também precisa vir de dentro para fora. Rafael C. Basilio, CEO da marca de produtos para unhas Cora, destaca: “consumir mais água do que o habitual no verão é essencial. Isso irá contribuir para unhas, pele e cabelos mais bonitos e saudáveis”.
2. Maneire na remoção das cutículas
Se você vai viajar e precisará diminuir a frequência da ida ao salão, a dica é não se empolgar e não pedir a remoção da cutícula em excesso. Isso porque a pele “indesejada” serve de proteção.
“É uma boa ideia evitar tirá-las muito rente à pele. Qualquer acidente nesse processo pode levar a uma infecção”, explica Rafael C. Basilio. A manicure Rose Izidro faz coro e reforça que a estratégia também vale para as unhas do pé.
3. Deixe as unhas respirarem
Outra ação fundamental, salientada por ambos os profissionais, é não manter o esmalte por muitos dias, mesmo nas férias. Rose Izidro recomenda que o produto fique, no máximo, por sete dias nas unhas.
Rafael C. Basilio ainda acrescenta que é preciso deixar a unha respirar, esperando pelo menos quatro dias para passar outro esmalte.